Connect with us

POLÍTICA

Governo quer antecipar ICMS para tentar cobrir as dívidas

Publicado

em

O repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do Piauí, que seria repassado apenas no mês de janeiro de 2015, poderá ser antecipado. Esse foi o pedido do Governo do Estado ao Conselho Nacional dos Secretários de Fazenda (Confaz) para tentar amenizar os grandes rombos que o governo vem deixando nas contas estaduais.

O valor gira em torno de R$ 180 milhões e é uma medida desesperada do governador Zé Filho (PMDB) de tentar arrumar fundos para cobrir o atraso no salário de terceirizados, conta na previdência e amenizar a situação das escolas sem merenda.

A manobra é possível, porém, segundo o deputado Merlong Solano (PT) em entrevista ao jornal Diário do Povo, isso trará ao Piauí um deságio (uma perca) de até 6% do valor, o equivalente a R$ 10,8 milhões. Merlong acredita que essa operação seja mais uma ação para prejudicar o próximo governo, que nega maiores dificuldades.

Nos últimos dias, o secretário de administração João Henrique Souza tem repetido veemente que o estado passa por algumas dificuldades, como o pagamento de terceirizados, porém nada que beire ao caos. A desculpa do estado é que a queda no Fundo de Participação dos Estados aliado ao bloqueio das verbas de investimentos do estado tenham levado a essa situação.

Fonte: Capital Teresina

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS