Connect with us

POLÍTICA

Governo quer exonerar 5 mil servidores nomeados por Wilson Martins

Publicado

em

O Governo do Estado vai revogar cinco mil nomeações feitas pelo governo Wilson Martins (PSB) de janeiro a março deste ano. A decisão saiu ontem (6) de reunião do governador Zé Filho (PMDB) com os secretários da Fazenda, Administração e Governo, no Palácio de Karnak. A reunião foi convocada pelo governador para discutir as finanças do Estado e buscar alternativas para cortar gastos e adequar as despesas aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O governador Zé Filho (PMDB) demonstrou preocupação com o limite prudencial dos gastos com pessoal estipulados pela LRF, que foi extrapolado em março. Em abril, os gastos com pessoal reduziram em R$ 1 milhão, mas devem aumentar R$ 10 milhões em maio com reajustes salariais programados para policiais civis e militares, médicos e outros profissionais de saúde, engenheiros e outras categorias. A revogação das nomeações de comissionados e servidores temporários foi a alternativa encontrada para cortar gastos.

As pastas que concentram o maior número de servidores comissionados e temporários são a Educação e a Saúde. A idéia é manter os efetivos e o mínimo de comissionados ou terceirizados em cada pasta. O governador quer ainda que os servidores à disposição tenham os custos bancados pelo órgão que os solicitou. Os servidores que estão afastados, mas continuam recebendo pelo Estado, devem se reapresentar ao órgão de origem.

O governador vai determinar ainda que os policiais militares que estão em serviço administrativo ou outras atribuições retornem às funções na PM-PI, para reforçar o policiamento ostensivo. São cerca de mil policiais que estão servindo a órgãos como Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, em residências de autoridades e no próprio Palácio de Karnak.

 

Publicidade

Diário do Povo

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS