Connect with us

POLÍTICA

Governo refaz proposta e greve dos professores. Veja!

Publicado

em

Após uma reunião de três horas, na Secretaria Estadual de Administração e Previdência, durante final da tarde e noite desta quinta-feira, dia 26, com o secretário estadual de Administração, Franzé Silva, e os diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Piauí (Sinte), chegaram a uma proposta, o pagamento do reajuste salarial dos professores de 11,36% parcelado em duas vezes, em março retroativo a janeiro e em outubro deste ano.

A proposta tem como objetivo garantir as reivindicações dos 18 mil trabalhadores em educação da rede pública estadual de ensino e dar fim à greve da categoria, que já dura 12 dias. Antes, o Governo do Estado tinha proposto o reajuste de 11,36% parcelado em três vezes, nos meses de janeiro, agosto e novembro deste ano.

A proposta do parcelamento do reajuste de 11,36% em duas vezes vai ser levada por Franzé Silva para ser aprovada pelo governador Wellington Dias (PT) e o secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, até porque é preciso definir se a primeira parcela será de 4,5% ou 5%, a ser paga em março relativo a janeiro de acordo com a disponibilidade dos recursos públicos do Governo do Estado.

Por sua vez, os diretores do Sinte irão levar a proposta de aumento de 11,36% parcelado em duas vezes com pagamento em março e outubro para ser votada na assembleia da categoria marcada para a manhã desta segunda-feira.

“O governo colocou a situação financeira do Estado e o que ficou configurado é que andamos um pouco nas conversações. Ficou encaminhada a questão administrativa e em relação aos professores, o Governo do Estado ainda vai sentar com a Secretaria Estadual de Fazenda porque o que pega mesmo é a questão dos percentuais de aumento e do parcelamento. O Governo do Estado está acenando e pode diminuir as parcelas e agora vamos ver como a categoria vai reagir a esta proposta para se ter neste sábado ou domingo uma definição sobre quantas parcelas e os seus percentuais. Hoje, o Governo do Estado está propondo o pagamento do reajuste em três parcelas, escalonadas em janeiro, agosto e novembro e agora o Governo do Estado cogita que o pagamento pode ser feita em duas parcelas, mas é preciso discutir o impacto financeiro para que a primeira parcela seja paga em março, retroativa a janeiro, e a outra em outubro. Mas isso tudo vai ser analisado em janeiro”, afirmou o secretário de Comunicação do Sinte, Kassyus Lages.

Publicidade

Franzé Silva declarou a maturidade dos diretores do Sinte, do pessoal do magistério e a compreensão e capacidade de avançar do Governo do Estado podem garantir uma solução para a greve dos professores da rede estadual de ensino.

“Nós discutimos a possibilidade de avançar em alguns pontos. O Governo do Estado vai continuar fazendo suas contas, os contingenciamentos possíveis para abrir uma alternativa possível. Surgiu, entre os vários cenários, a proposta de que possa surgir a alternativa do aumento salarial em dois parcelamento, um em março, retroativo a janeiro, e outra parcela em outubro. Esses dados nós precisamos levar para o governador”, afirmou Franzé Silva.

A secretária de Combate à Discriminação Racial do Sinte, Edmar Nascimento, afirmou que a diretoria da entidade vai levar a proposta do aumento em duas parcelas para votação pela assembleia da categoria, às 9h de segunda-feira, no Teatro da Arena, no Centro de Teresina.

“A categoria vai estar avaliando a proposta que saiu na reunião da noite de quinta-feira com o governo, o das duas parcelas. A gente vai analisar e saber se é viável ou não”, declarou Edmar Nascimento.

 

Publicidade

 

Fonte: JOrnal Meio Norte

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS