Connect with us

POLÍTICA

Iracema Portella é a melhor deputada federal do Piauí, aponta pesquisa

Publicado

em

A deputada federal Iracema Portella (PP) foi apontada por 10,83% dos piauienses entrevistados em pesquisa do Instituto BrVox como a melhor representante do Piauí na bancada da Câmara Federal. No segundo mandato, ela acumula mais de 130 projetos apresentados na Casa de sua autoria. É uma das que menos gasta com cota parlamentar e atuante em políticas públicas em defesa das mulheres e dos jovens.

Ao 180, Iracema comentou sobre o resultado da pesquisa. Ela acredita que a liderança no levantamento reflete sua tentativa de fazer a diferença no Estado, e também mudando a realidade de diversos municípios.

“A atuação parlamentar em defesa dos interesses do Piauí é minha prioridade. Desde que assumi esse compromisso, quis que o meu trabalho fizesse diferença para o nosso Estado, para os municípios e, sobretudo, para as pessoas. Estou muito feliz e honrada com o resultado desta pesquisa. É um sinal de que estou no caminho certo e de que a minha presença na Câmara dos Deputados tem ajudado o Piauí a buscar um desenvolvimento cada vez mais equilibrado, com sustentabilidade e justiça social”, disse a deputada, ao ser informada apenas de que seu nome fora apontado como o melhor pela maioria, sem receber dados percentuais.

A diferença da deputada para o segundo colocado na pesquisa é pequena. Assis Carvalho (PT) é o melhor federal do Piauí para 9,33% dos 1200 entrevistados em 47 cidades entre os dias 3 e 6 de novembro. Silas Freire (PR), somou 7,92% no levantamento.

infograficoDeputadorFederal2.png

Já o deputado federal Marcelo Castro (PMDB), que no governo Dilma Rousseff conseguiu chegar ao cargo de Ministro da Saúde, alcançou o quarto lugar na pesquisa com 6,83%. No tempo que permaneceu à frente da pasta colecionou declarações polêmicas, e tentou no apagar das luzes de sua gestão direcionar recursos para o Piauí. Hoje é cotado para assumir a secretaria de Saúde no governo Wellington Dias, mas tem pela frente uma briga boa com Assis Carvalho, detentor da indicação.

Publicidade

Paes Landim (PTB), novamente presidente do diretório estadual do partido após a saída de Elmano, Júlio César (PSD) e Heráclito Fortes (PSB) seguem, respectivamente, com percentuais de 6,17%, 5,75% e 4,67%.

Os três últimos lugares no levantamento são de Átila Lira (PSB), com 4,67%, Rodrigo Martins (PSB), somando 1%, e Mainha (PP), único abaixo de um ponto percentual, atingindo a preferência de apenas 7 entrevistados (0,58%).

Os que não souberam opinar foram 42,83%.

Maior líder política feminina viva
Considerada a melhor secretária da equipe de Wellington Dias, e gestora da área apontada como de melhor desempenho no governo do Estado, Rejane Dias é também, para 29,67% dos piauienses, a maior líder política feminina viva do Piauí.

Na pesquisa BrVox realizada em 47 cidades do Piauí, ouvindo 1200 pessoas entre os dias 3 e 6 de novembro, são apresentados ainda como opção os nomes da deputada federal Iracema Portella, da vereadora de Teresina Teresa Britto, da senadora Regina Sousa, e da vice-governadora Margarete Coelho.

Publicidade

Rejane é uma das poucas dentro da equipe de W.Dias que dá espaço para ações de marketing, e chega a ser criticada internamente no PT. Contudo, os resultados são evidentes na pesquisa BrVox, tendo até agora a petista acumulado três importantes resultados, mostrando que estas ações têm reverberado.

liderfeminina.png

O segundo lugar na opinião dos piauienses entrevistados ficou com a deputada federal Iracema Portella, somando 17,75%. A pepista está em seu segundo mandato na Câmara. Em seguida, na pesquisa, Teresa Britto aparece com 10,17%.

Abaixo de dez pontos percentuais estão a senadora Regina Sousa e Margarete, com 6,17% e 5,75%, respectivamente. Dos entrevistados, 30,5% não soube opinar.

Fonte: 180

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS