Connect with us

POLÍTICA

Japão estuda investimentos em infraestrutura no Piauí

Publicado

em

O governador Wellington Dias recebeu, na quinta-feira (13), no Palácio de Karnak, o cônsul-geral do Japão em Belém, Masahiko Kobayashi. A visita de cortesia provocada pelo consulado, se configurou numa oportunidade para apresentação do Piauí ao país asiático. O diplomata e o chefe do poder executivo estadual pontuaram possíveis parcerias nas áreas de educação, esporte e cultura. Mas a principal área de interesse comum entre as duas partes é infraestrutura. Dias lembrou da participação da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) em estudos voltados para o desenvolvimento do Piauí e consultou o diplomata sobre possibilidades de financiamento.

“Porto, ferrovia, rodovias, mas também a hidrovia do Parnaíba, foi a Jica que fez os estudos e agora estamos precisando de recursos financeiros para consolidar essa região”, destacou o governador.

Kobayashi demonstrou interesse especial pelo porto de Luís Correia, uma alternativa mais rápida para exportação e importação de produtos brasileiros. A partir do Piauí, o percurso até o canal do Panamá é mais curto, comparando com outros portos brasileiros, dura três dias. O diplomata também se comprometeu em estudar alternativas de financiamento para o escoamento de grãos e sugeriu uma agenda com empresários japoneses.

“Reuniremos empresários japoneses em São Paulo para o Piauí mostrar suas potencialidades. É nossa intenção fortalecer as relações bilaterais entre Japão e Piauí”, declarou Kobayashi.
Governo do Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS