Connect with us

POLÍTICA

Júlio César é selecionado para participar da Comissão do Impeachment

Publicado

em

Líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE), disse hoje (7) que pretende trabalhar na Comissão Especial que analisará a abertura do processo de impeachment para promover o que considerou ser “necessidade do país”: “interditar o golpe”. O deputado federal piauiense, Júlio César Lima (PSD), foi convidado para participar da comissão

Segundo ele, os líderes da base aliada consideram que esta tarefa envolve a todos, porque “o que está em jogo” é a “questão democrática do país”.

Guimarães e outros líderes da base na Câmara se encontraram nesta manhã com o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, para discutir o assunto.

De acordo com o líder do governo, a tese do processo contra a presidenta é inconsistente. Ele informou que, durante a reunião, foi discutido o cenário político desde a última sexta-feira.

“De forma quase unânime, eu diria que quem falou foi no sentido de que o ambiente político no país é muito favorável a, por razoes políticas e por razões jurídicas, desconstruir a tese do impedimento. Fizemos um balanço muito consistente”, afirmou. Conforme Guimarães, os nomes dos deputados que representarão os partidos ainda não estão definidos.

Publicidade

“A gente tem ideia, mas elas só serão concluídas ali pelas 17 horas”, concluiu.

Veja a lista com vagas já indicadas

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), prorrogou das 14h para as 18h o prazo para a indicação dos integrantes da comissão especial que vai analisar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Até o início desta tarde, os partidos haviam confirmado 20 nomes. O colegiado terá 65 titulares e igual número de suplentes. As cadeiras serão distribuídas proporcionalmente ao tamanho de cada bancada.

O PT e o PMDB são as legendas com maior número de vagas na comissão: oito para cada. Os petistas oficializaram apenas dois nomes até agora: os líderes do governo, José Guimarães (CE), e do PT, Sibá Machado (AC). No PMDB ainda falta preencher três cadeiras. Estão confirmados Leonardo Picciani (RJ), Hildo Rocha (MA), João Arruda (PR), José Priante Junior (PA) e Washington Reis (RJ).

Logo após a confirmação das indicações, os deputados vão se reunir em sessão extraordinária para eleger o relator e o presidente da comissão.

Publicidade

Veja abaixo quais nomes já foram anunciados por cada legenda:

PT (8 vagas)
Henrique Fontana (RS)
Arlindo Chinaglia (SP)
Sibá  Machado (AC)
José Guimarães (CE)
Paulo Teixeira (SP)
Wadih Damous (RJ)
José Mentor (SP)
Vicente Cândido SP)

PMDB (8 vagas)
Leonardo Picciani (RJ)
Hildo Rocha (MA)
João Arruda (PR),
José Priante Junior (PA)
Washington Reis (RJ)

PSDB (6 vagas)
Carlos Sampaiox (SP)
Bruno Araújo (CE)

PSB (4 vagas)
Fernando Coelho Filho (PE)
Danilo Forte (CE)
Tadeu Alencar (PE)

Publicidade

PR (4 vagas)
Maurício Quintella Lessa (AL)
Aelton Freitas (MG)
Marcio Alvino (SP)
Lúcio Vale (PA)

PSD
Rogério Rosso (DF)
Júlio César (PI)
Paulo Magalhães (BA)

SDD (2 vagas)
Arthur Maia (BA)
Paulo Pereira da Silva (SP)

PDT (2 vagas)
Afonso Motta (RS)
Dagoberto Nogueira Filho (MS)

PRB (2 vagas)
Jhonatan de Jesus (RR)
Vinicius Carvalho (SP)

Publicidade

PC do B (1 vaga)
Jandira Feghali (RJ)

PSOL (1 vaga)
Ivan Valente (RJ)

PMN (1 vaga)
Antônio Jacome (RN)

PPS (1 vaga)
Alex Manentex (SP)

PV (1 vaga)
Sarney Filho (MA)

Publicidade

Fonte:Agência Brasil, Congresso em Foco e G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS