Connect with us

POLÍTICA

Justiça Federal exclui nome de prefeito do Piauí das investigações da Operação Lava Jato

Publicado

em

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em decisão do desembargador Federal Cândido Ribeiro, excluiu o prefeito Firmino Filho das investigações da Operação Lava Jato. No despacho, ele reconheceu que Firmino não praticou crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa ou passiva, evasão de divisas, formação de organização criminosa ou quaisquer dos outros delitos investigados no âmbito da Lava Jato.

 Com respaldo do Ministério Público Federal, o TRF1 concluiu que não procedem as delações realizadas por José de Carvalho Filho e Alexandre José Lopes Barradas, em que Firmino Filho é mencionado.

“As denúncias podem apontar, no máximo, para um problema de prestação de contas de campanha, o que caracterizaria apenas ilícito eleitoral”, esclarece o advogado do prefeito, Lucas Villa.

Ele ressalta que, anteriormente, o Ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, havia acolhido pedido do então Procurador Geral da República Rodrigo Janot, que também havia declinado da competência para julgar o prefeito.

Com essa decisão, em que foi comprovado o não envolvimento do prefeito Firmino Filho nos crimes investigados na Operação Lava Jato, o processo foi encaminhado esta semana para o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí. “Resta agora apenas o prefeito esclarecer questão pontual referente à sua prestação de contas eleitoral, o que fará no momento oportuno junto ao TRE-PI”, destaca Lucas Villa.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS