Connect with us

POLÍTICA

Em reunião com Wellington Dias e governadores, Dilma propõe pacto

Publicado

em

A presidente Dilma Rousseff (PT) discursou na abertura da reunião e em tom otimista disse acreditar na redução da inflação no próximo ano e na superação da crise. Dilma afirmou que tem humildade e energia para suportar críticas. Ela convocou os governadores para o estabelecimento de um pacto de cooperação.

“Esse é um ano de travessia. Devemos estar atentos aqueles que mais precisam. Temos a convicção que as dificuldades serão superadas. Vamos seguir com melhorias na saúde e educação. Não nos falta energia e determinação. Estou preparada para as críticas. Todo governante deve estar. Vocês podem contar comigo”, disse.

Dilma pediu ajuda dos governadores contra propostas em tramitação no Congresso que, segundo ela, afetarão o governo federal e também os estados.

“Sabemos que a estabilidade econômica é muito importante. E é uma responsabilidade de todos. A União tem que arcar com esse processo e assumir suas necessidades e condições. E, ao mesmo tempo, consideramos que, como algumas medidas afetam os estados e o país, os governadores precisam participar. Tenho alguns projetos legislativos de grave impacto. Em algumas situações, assumi o grave impacto no dinheiro público vetando. Todas essas medidas terão impacto para os estados, sem sombra de dúvida”, declarou.

A presidente propòs aos governadores um pacto nacional pela redução de homicídios e defendeu a cooperação entre os governos federal e estaduais. “Nesse novo Brasil, nenhum governante pode se acomodar. Sabemos que muita coisa precisa melhorar, porque nosso povo está sofrendo. Nós devemos cooperar cada vez mais, independentemente das nossas afinidades políticas”, afirmou Dilma.

Publicidade

Atualizado em 16h56

O governador Wellington Dias participa nesse momento da reunião com a presidente Dilma Rousseff. Ele foi acompanhado da vice-governadora, Margarete Coelho (PP).

Atualizado em 16h20

Antes do encontro com a presidente Dilma Rousseff na tarde desta quinta-feira (30/07), cerca de 20 governadores se reuniram em um hotel em Brasília para discutir a agenda que será tratada com a presidente na reunião convocada por ela. 26 governadores e um vice viajaram a Brasília para se reunir com a presidente. O texto do convite enviado aos governadores, assinado pela própria presidente, informa que o tema do encontro é “governabilidade, responsabilidade fiscal e colaboração federativa”.

Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), fala com a imprensa antes de almoço dos governadores Foto: Marianna Holanda/G1

De acordo com o governador do Piauí, Wellington Dias, o almoço será um preparativo para o encontro com Dilma. “O que a gente quer [no almoço], na verdade, é dar uma organizada na agenda com base na pauta. A pauta que foi apresentada [por Dilma] vai tratar dessa parte do ajuste fiscal, dessa parte relacionada a medidas que possam contribuir para o pacto federativo, para o crescimento econômico. Acho que é esse o tema que vamos estar conversando”, disse Wellington.

Os governadores do PSDB não estavam presentes no almoço. Geraldo Alckmin (SP), Beto Richa (PR), Marconi Perillo (GO), Reinaldo Azambuja (MS) e Simão Jatene (PA) se reuniram na representação do governo do Paraná em Brasília. No meio da tarde, todos os governadores devem seguir para o encontro com Dilma que, inicialmente, estava marcado para ocorrer no Palácio do Planalto. Depois a assessoria da Presidência informou que a reunião será no Palácio da Alvorada, residência oficial.

Publicidade

Também participarão do encontro o vice-presidente Michel Temer e os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Nelson Barbosa (Planejamento) e Joaquim Levy (Fazenda). Também deverá ser assunto da reunião a pauta de votações do Congresso Nacional no segundo semestre, segundo informou o Palácio do Planalto. A presidente também deve anunciar medidas que favorecem os governos estaduais.

 

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS