Connect with us

POLÍTICA

Marcelo Castro é acusado de usar dinheiro público para enriquecer parentes

Publicado

em

O pré-candidato a governador do Piauí, pelo PMDB, Marcelo Castro é acusado de se valer do mandato para enriquecer a família. Ele estaria usando verbas de emendas parlamentares e dos Ministérios para obras que são construídas pelos irmãos. Jornalistas investigativos do Portal AI5 (que não se rende, nem se vende) descobriram que Marcelo teria comprado emendas do ex-senador Alberto Silva (que Deus o tenha!), para poder transformar em dinheiro em benefício da Construtora Jurema, de seus irmãos.

Pelas investigações, mais de 90 por cento, precisamente, 92%, das verbas federais que Marcelo Castro conseguiu para supostas obras no Piauí, foram destinadas às empresas de sua família, ou seja, pela Jurema, dos irmãos Humberto e João Castro, Vanguarda (de Jivago Castro). Os oito por cento restantes foram pagos para empresas-construtoras de ‘laranjas’ do parlamentar.

Marcelo Castro que abandonou a medicina – ele é medico psiquiatra – pela política, se vangloria de ter se transformado num ‘especialista em estradas’. Tanto que para executar as obras pagas com o dinheiro público que ele consegue em Brasília, seja dos ministérios, seja de suas emendas parlamentares, teve que indicar o cunhado Sebastião Ribeiro, o Tião Sorriso, para dirigir o Dnit no Piauí. Por esse departamento, saem muitas obras pagas com as verbas conseguidas por Marcelo Castro.

Mas Marcelo Castro não é generoso apenas com os parentes daqui. Segundo o blog de Luis Cardoso, do Maranhão, em 2010, ele destinou R$ 3 milhões de suas emendas parlamentares para o Pronto Socorro de Urgência de São Luís, Maranhão, o Socorrão. O dinheiro foi usado para pagar serviços de tomografia a empresa pertence a seu irmão, o médico Flávio Castro.

No final de 2012, ele conseguiu que o então ministro Alexandre Padilha, da Saúde, liberasse R$ 7 milhões para a prefeitura de São Luis (MA) pagar o que devia a essa empresa de seu irmão.
Marcelo Castro não foi localizado na manhã desta terça-feira, em seu gabinete em Brasília, local de trabalho.

Publicidade

FONTE: AI5 Piauí

Facebook

MAIS ACESSADAS