Connect with us

POLÍTICA

Marcelo Castro é eleito vice-líder do Governo Dilma

Publicado

em

Em um esforço de recompor a base aliada, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), anunciou nesta quarta-feira (11) que distribuiu as dez vagas de vice-líder, que falarão em nome do governo, entre dez partidos, incluindo um que não é da base. NO PMDB, a vaga ficou com o deputado Marcelo Castro.

Segundo Guimarães, o grupo representa o “fórum de sustentação da governabilidade”. A intenção, disse, é repartir com aliados “o ônus e o bônus de sermos governo”.

O grupo é formado por apenas um deputado petista: Carlos Zarattini (SP). Os demais nomes são Ricardo Barros (PP-PR), José Rocha (PR-BA), Luiz Carlos Busato (PTB-RS), Paulo Magalhães (PSD-BA), Hugo Leal (PROS-RJ), Antonio Bulhões (PRB-SP), Orlando Silva (PCdoB-SP), Marcelo Castro (PMDB-PI) e Silvio Costa (PSC-PE).

Oficialmente, o PSC faz parte da oposição, mas integra o bloco parlamentar liderado pelo PMDB. Sobre presença do partido no grupo, Costa ponderou que o regimento permite que o líder escolha o deputado que quiser, acrescentando que o PSC “tem democracia suficiente para respeitar a cidadania parlamentar”

A estratégia do governo é conter rebeliões da base aliada em votações na Casa. Desde o início da nova legislatura, há menos de duas semanas, o Palácio do Planalto já enfrentou algumas derrotas na Câmara, incluindo a criação de uma nova CPI da Petrobras e a aprovação do Orçamento Impositivo, que obriga o governo federal a pagar as chamadas emendas parlamentares.

Publicidade

A iniciativa também ajuda a contornar a ausência do PT na Mesa Diretora com a derrota do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) para Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na disputa à presidência da Câmara.

Fonte:  G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS