Connect with us

POLÍTICA

Margarete alerta para ‘candidaturas laranjas’ no pleito municipal

Publicado

em

A vice-governadora Margarete Coelho (PP) alertou para a necessidade dos partidos cumprirem a cota para mulheres nas próximas eleições municipais. Principal representante feminina no atual cenário político local, a líder impôs que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fiscalizará as disposições legais quanto a questão, coibindo as denominadas candidaturas ‘laranjas’ ou candidaturas ‘brancas’, sob a pena de anulação de toda a chapa.

No Piauí, dois casos estão na mira do órgão. “Gostaria de pontuar a mudança de entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com relação a cota das mulheres, muitos partidos costumam colocar as ditas candidaturas ‘laranjas’ de mulheres, são mulheres que em seguida desistem das candidaturas, ou não fazem campanha, tem voto zero, são chamadas candidaturas brancas e o TSE agora está atento, nós temos dois processos no Estado do Piauí, que serão julgados pelo TSE, em que o TSE já disse que se comprovada a existência de candidatura laranja ou candidatura branca, é possível que se anule toda a chapa”, informou.

Coelho condenou a prática ilegal e voltou a compartilhar o desejo de que as mulheres tenham mais espaço no Poder Público. “Partidos políticos e coligações que usam do instrumento de colocar mulheres para ocupar a cota e não são efetivamente candidatas, podem ser surpreendidos com uma anulação de toda sua chapa, então esse é um alerta que tenho que fazer”, frisou.

No que tange às demais imposições que devem ser observadas com a minirreforma eleitoral, a vice-governadora atentou para as regras do financiamento das campanhas, destacando que as siglas devem pedir orientação para não cometer qualquer falha. “ Outra questão que eu sei que será muito difícil é essa mudança em relação ao financiamento da campanha, tá muito complicado, a prestação de contas ficou muito complexa, então recomendo que os partidos se orientem, ouçam seus advogados, ouçam os contadores, para que também candidaturas vitoriosas não sejam prejudicadas pela prestação de contas”, complementou.

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS