Connect with us

POLÍTICA

Ministros participarão de encontro de governadores no Piauí

Publicado

em

O Piauí sediará o 4º Encontro de Governadores do Nordeste. O evento, que será realizado em Teresina, no dia 17 de julho, tem como objetivo discutir temas relacionados ao desenvolvimento dos nove  estados do Nordeste. Além dos governadores, confirmaram presença os ministros da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas; da Justiça, José Eduardo Cardozo; da Ciência e
Tecnologia, Aldo Rebelo, e o Secretário para Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger.
Para o governador Wellington Dias (PT), anfitrião do evento, o encontro é muito importante, pois além de tratar de pautas de interesses específicos dos estados, serão discutidos temas pertinentes a toda região e também de interesse nacional. A pauta das discussões tratará de temas específicos, como a previdência, que tem apresentado desequilíbrio nos estados e em âmbito nacional.
 “O encontro será uma oportunidade para realizar um trabalho integrado, apresentando estudos e alternativas para o equilíbrio em conjunto; uma vez que, atualmente, os tesouros estaduais têm que complementar a folha de pagamento de aposentados e pensionistas. A ideia é encontrar alternativas para o déficit”, destacou.
Outra pauta que será discutida no evento é o plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento sustentável do Nordeste. Wellington frisou que é preciso democratizar os investimentos dessa área no Brasil, em que se observa uma concentração nas regiões Sul e Sudeste. “Queremos aumentar a participação do Nordeste, para que seja trabalhada uma estratégia especial para nossa região”, disse o governador.
O evento também discutirá questões pertinentes à Segurança Pública e Justiça. O governador explica que durante o encontro o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fará a apresentação do Programa Brasil Mais Seguro, baseado em três eixos de atuação: a melhoria da investigação das mortes violentas, o fortalecimento do policiamento ostensivo e de proximidade (comunitário) e o controle de armas. O Programa será adotado pelo Piauí.
 “Trata-se de um comitê integrado de segurança com todas as forças, inteligências e recursos humanos dos Governos Federal e Estadual. O Programa pode contar ainda com a participação do judiciário, do Ministério Público, da Defensoria e dos conselhos comunitários. Com isso, a gente poder vencer a guerra contra a violência, reduzindo assaltos, furtos e homicídios”, reforçou Wellington Dias.
Antes do evento, será realizado no dia 16 de julho o Encontro de Governadores com a presença de secretários de governo do Nordeste, das pastas da Ciência e Tecnologia, Previdência Social e Justiça. O objetivo é realizar uma discussão prévia dos temas propostos a fim de agilizar a condução dos trabalhos no encontro de governadores.
Fonte: Diário do Povo
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS