Connect with us

POLÍTICA

Nelson Barbosa é o novo Ministro da Fazenda

Publicado

em

Após várias especulações, o ministro Nelson Barbosa acaba de ser anunciado como o novo ministro da Fazenda, ocupando o lugar de Joaquim Levy,  que deixa o Ministério após sucessivos episódios onde foi questionado sobre a política de ajuste e que o desgastou.

Nelson Barbosa estava na pasta do Planejamento e teve o nome anunciado às pressas logo Levy fazer um discurso de despedida  em reunião interna no Ministério a Fazenda, nesta quinta-feira. A decisão não foi surpresa , o ministro já havia combinado a saída com a presidente da República, mas a exoneração só deveria ser efetivada em janeiro.

Ao longo de 2015, Barbosa e Levy divergiram em vários momentos, porque Barbosa defendia um ajuste fiscal mais brando. Nesta tarde, o ministro Jaques Wagner, da Casa Civil, afirmou que a responsável pela política econômica é a presidente Dilma Rousseff

Barbosa tem 46 anos e até agora era o titular do Ministério do Planejamento. No segundo mandato de Dilma Rousseff, travou uma batalha constante com o seu colega da Fazenda.

Enquanto Levy buscava sempre uma política econômica mais contracionista, Barbosa defendia alguma flexibilidade na meta fiscal (a economia que o governo faz).

Publicidade

Levy sempre quis uma meta fiscal de 0,7% do PIB para 2016. Barbosa defendia algo perto de zero ou uma banda flexível. O Congresso acabou aprovando, com anuência do Planalto, uma meta de 0,5%.

Capital Teresina

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS