Connect with us

POLÍTICA

Nova secretária de Temer fez parte de articulação criminosa, diz PGR

Publicado

em

A ex-deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP), que está prestes a assumir a Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo Temer, é apontada pelo Ministério Público Federal como integrante de uma “articulação criminosa” para desvio de R$ 4 milhões de suas emendas parlamentares. As informações são da Folha de S.Paulo.

Segundo a reportagem, mais detalhes da suspeita de envolvimento em um esquema desmantelado pela Operação Voucher, em 2011, estão presentes em um relatório da Procuradoria-Geral da República.

Naquele ano, o nome da futura secretária foi mencionado no escândalo ligado a uma ONG fantasma, que havia firmado convênio com o Ministério do Turismo em 2009.

Nos autos, consta o pedido de abertura de investigação do então procurador-geral Roberto Gurgel. “Toda essa articulação criminosa contou com a participação da deputada federal Fátima Pelaes, que constantemente se reunia com servidores do Ministério do Turismo para agilizar a liberação das verbas do convênio”, diz o documento.

De acordo com o documento, Pelaes indicou uma ONG fantasma denominada Ibrasi para receber R$ 4 milhões de suas emendas para “promover o turismo no Amapá”. “A parlamentar [Pelaes] teria ainda escolhido as pessoas que ministrariam os cursos oferecidos no âmbito do convênio, que aparentemente sequer foram realizados”, indica a Procuradoria.

Publicidade

Aberto em 2013 pelo Supremo Tribunal Federal, o inquérito foi devolvido à Justiça Federal do Amapá após Pelaes deixar de ser deputada. No entanto, as investigações estão em andamento, e sigilos telefônico e bancário dela foram quebrados.

Outro lado
Ao ser questionada pela reportagem da Folha, Pelaes, por meio de assessoria, respondeu: “Eu confio no trabalho da polícia e da Justiça e estou tranquila de que tudo será esclarecido”.

Fátima Pelaes será nomeada oficialmente na Secretaria das Mulheres nos próximos dias, mas ela já participou de reuniões do governo Temer.

Fonte: UOL

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS