Connect with us

Legislativo em Foco

PADRE MARCOS | Câmara Municipal aprova três projetos de lei e entra de recesso

Publicado

em

A Câmara Municipal de Padre Marcos realizou na última sexta-feira, 26, a sessão ordinária que encerrou o primeiro período legislativo de 2015, presidida pelo vereador Roberval Conrado Lima, do PSD. Na ocasião, três Projetos de Lei foram aprovados pelo plenário.

Vereador Roberval, presidente da Casa

Vereador Roberval, presidente da Casa

O Projeto de Lei 06/2015, dispõe sobre a Política Municipal atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito do município de Padre Marcos, adequando-o às resoluções do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Dentre outros pontos, o Projeto trata do processo de escolha unificado do Conselho Tutelar.

A matéria foi aprovada com emendas apresentadas nas Comissões. Uma emenda supressiva retirou a obrigatoriedade de atuação mínima de dois anos na área de atendimento, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, para concorrer ao cargo de conselheiro.

A emenda modificativa 01 estabelece etapas no processo seletivo, como a publicação de edital com a relação os inscritos habilitados, com o local e data para a realização da prova de conhecimento específico. Já a emenda modificativa 02 define como critério de desempate da eleição a maior pontuação feita pelo candidato na prova.

DSC_0902

O segundo Projeto de Lei aprovado trata do Plano Municipal de Educação do município de Padre Marcos, que estabelece diretrizes, metas e estratégias para a educação nos próximos dez anos. Dentre diretrizes que norteiam o PME no município estão a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar e superação das desigualdades educacionais.

Publicidade

A proposta de lei foi elaborada por uma comissão especial e implementada na Conferência Municipal de Educação, que contou com a participação de diversos segmentos da sociedade, alunos e pais de alunos, professores e representantes do poder público.

Na tramitação na Câmara, Projeto do Plano Municipal de Educação recebeu três emendas aditivas. A emenda 01 estabelece que a erradicação, até o segundo ano de vigência do plano, as turmas multisseriadas nas escolas da rede municipal. A emenda 02 garante, no mesmo prazo, o pagamento da gratificação de regência em 20% para todos os profissionais da educação em efetivo exercício em sala de aula. Já a terceira emenda estabelece critérios para a escolha de diretores das escolas da rede pública municipal, assegurando a formação mínima em nível de especialização em alguma área da educação ou algum curso de gestão escolar.

O plenário aprovou o texto com as modificações propostas pelos vereadores.

DSC_0903

O terceiro Projeto de Lei discutido, votado e aprovado por unanimidade, dispõe sobre a denominação de logradouro público, de autoria da vereadora Lucimária Moura Macedo, do PSC. Segundo o texto, fica denominado de Maria Filha de Carvalho (Nenzinha) a travessa localizada por trás da residência do senhor Luiz, do Lojão do Povo, com a Rua 12 de junho.

“Naquela rua já existem várias residências, no entanto, não possuem devido endereço, o que causa transtorno aos moradores, como por exemplo, para o recebimento de correspondências. Assim, o que se pretende é a sua inclusão no zoneamento urbano, e nesse caso, prestar homenagem a uma pessoa muito querida por todos, que infelizmente faleceu muito jovem, com apenas 20 anos de idade, em 1997”, justificou a autora.

Publicidade

DSC_0900

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS