Connect with us

POLÍTICA

Parlamentar questiona administração de hospitais por OS

Publicado

em

O deputado estadual Rubem Martins (PSB) criticou novamente a ação da gestão por Organizações Sociais (OS) por parte do governo do Estado no Hospital Regional Justino Luz, em Picos. Rubem Martins disse temer que se repita no Piauí a gestão que resultou no Maranhão em prisões esta semana. A proposta atualmente enfrenta questionamentos do Ministério Público do Trabalho que tem apontado problemas em relação aos direitos dos trabalhadores com o novo modelo de gestão. Esta semana houve uma ação conjunta da Polícia Federal e Controladoria Geral da União, ocorrida no Maranhão, devido irregularidades na gestão das Organizações Sociais responsáveis pela administração dos hospitais regionais.

Para Rubem Martins o processo consiste em uma privatização da saúde estadual. “Anteontem e ontem repercutiu na imprensa nacional a questão de várias prisões efetuadas no Estado do Maranhão e a motivação era a mesma do que está ocorrendo no Estado do Piauí: a privatização da saúde. Pegaram todo o recurso que era para vir para instituição pública e colocaram na mão de uma instituição privada e se facilitam os desvios”, pontuou Rubem Martins. A ação das Organizações Sociais na gestão dos hospitais regionais deveria começar com o Hospital Justino Luz e seguir para os hospitais regionais de Floriano, Tibério Nunes e de Parnaíba, Dirceu Arcoverde.

No momento o Ministério Público do Trabalho determinou por liminar o afastamento da Organização Social responsável pela administração do Hospital Regional Justino Luz, no município de Picos, no prazo de trinta dias. O deputado estadual ainda criticou outros pontos da mudança da gestão dos hospitais para a administração por Organizações Sociais. “Não se faz licitação para compra de materiais, medicamentos e insumos e tão pouco concurso para a contratação de pessoal”, destacou Rubem Martins lembrando que no Maranhão houve a prisão de ex-gestores por irregularidades em administrações de hospitais que eram geridos por Organizações Sociais.

Rubem Martins questionou ainda os valores que serão aplicados na gestão por Organizações Sociais. “São R$ 3 milhões e 400 mil só para o Hospital Regional de Picos para ficar mão de uma OS controlada por quem? Por uma empresa privada que não tem satisfação para dar a ninguém. Estou alertando o secretário de saúde para que tome os cuidados necessários para que se evite o constrangimento de prisões pela Polícia Federal como teve no Maranhão”, finalizou o parlamentar.

Vooz

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS