Connect with us

POLÍTICA

Partidos começam disputa pelo controle das comissões na Assembleia

Publicado

em

Dono da maior bancada de deputados estaduais, o PMDB não pretende abrir mão da presidência da mais disputada e desejada comissão técnica da Assembleia Legislativa do Piauí – a Comissão de Constituição e Justiça, responsável por atestar a legalidade das matérias encaminhadas ao Poder Legislativo. O partido já tem até o indicado para presidir a comissão: o novato deputado Severo Eulálio, o mais votado do partido nas eleições de outubro, com 48.374 votos.

Mas o PT vai brigar pelo controle da CCJ, embora não admita publicamente. O partido alega que ficou sem vaga na Mesa Diretora com a derrota de Fábio Novo na disputa pela presidência do Poder Legisla-tivo, e que a presidência da principal comissão da casa como compensação. A definição dos presidentes e membros das comissões deve ocorrer somente depois do carnaval. A CCJ é vista como a mais importante pelos parlamentares, já que ela é a porta de entrada para quase todos os projetos que tramitam na Casa.

Para o deputado João Ma-dison, que foi escolhido como líder do partido na Assembleia, é natural que o PMDB fique com a presidência da Comissão. “Naturalmente o partido que possui a maior quantidade de deputados indica o nome para o presidente da CCJ. Lógico que queremos essa presidência, mas é bom que fique claro que vamos discutir o assunto para que tudo seja feito através do consenso”, afirma o parlamentar.

O PMDB elegeu, além de João Madison e Severo Eulálio, os deputados Pablo Santos, Juliana Moraes Souza, Themístocles Filho e Zé Satana. Além da CCJ, a Assembleia tem mais sete comissões – a comissão de Administração Pública e Política Social; de Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente; de Defesa dos Direitos da Mulher; dos Direitos Humanos e Juventude; de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação; de Infra-estrutura e Política Econômica; e de Segurança Pública.

A presidência das comissões será disputada pelos outros partidos, obedecendo a proporcionalidade da Casa. A segunda maior bancada é a do PTB, que elegeu cinco nomes e deve ocupar a presidência de qualquer uma das outras comissões. Os outros partidos que tiveram bom desempenho na eleição e que vão preencher cargos de presidentes das comissões são o PSDB, PSD e o bloco formado pelo PDT, que conta com os deputados do PP e do PRB.

Publicidade

 

Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS