Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS | Câmara aprova projetos e encerra o ano legislativo de 2015

Publicado

em

O vereador Adalberto José Lopes (PP) presidiu, no último sábado (12), a sessão ordinária de encerramento do ano legislativo de 2015 na Câmara Municipal de Patos do Piauí. Na ocasião, foram aprovados dois projetos de lei e uma emenda Substitutiva.
O Projeto de Lei 14/2015, de autoria do Poder Executivo Municipal, constituiu o Serviço de Inspeção Municipal e estabeleceu referidas normas de fiscalização sanitária para a industrialização, o beneficiamento e a comercialização de produtos de origem animal.
Também foi aprovado o PL 15/2015, também do Executivo, que institui no âmbito do município a Semana do Bebê, que passa a integrar o calendário oficial de eventos de Patos do Piauí, a ser realizada anualmente na segunda semana do mês de outubro, pelas Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, com foco na realização de ações em prol da melhoria de qualidade de vida da primeira infância.
O plenário aprovou, ainda, uma Emenda Substitutiva proposta pelo vereador Wilson Vieira (PTB), que alterou a Lei Municipal que instituiu no município o Dia do Evangélico. Com a aprovação, a data passa a ser comemorada no segundo sábado do mês de novembro de cada ano.
No segundo expediente, os vereadores ocuparam a tribuna para comentar sobre o ano de trabalho na Câmara, dentre outros assuntos.

DSC_1616
Cornélio Edmundo (PMDB) foi primeiro a se pronunciar e fez boa avaliação do ano. “Estamos na última sessão, terminando o terceiro ano da legislatura. Foi um ano bom, o que veio para essa Casa foi aprovado. Alguns projetos não teve total apoio, mas isso faz parte da democracia. É por isso que existe vereadores de várias bancadas e posições, para concordar e discordar, mas aqueles que vimos que era a benefício do povo foram todos votados, e esperamos que no próximo ano seja bem melhor”, disse. Ele comentou, ainda, sobre a estiagem. “Estamos vivendo um período caótico por conta da seca. As previsões para chuva não são boas, mas temos que ter fé em Deus para que a previsão do homem seja o contrário”. Ao finalizar, ele desejou a todos um feliz Natal e 2016 cheio de paz e muita saúde.

DSC_1620
Wilson Vieira, do PTB, foi o segundo na tribuna. Ele reivindicou que a Secretaria Municipal de Saúde e a população em geral se mobilize para combater a proliferação do mosquito aedes aegypti, alertando que o mesmo é transmissor da dengue e de outras doenças como a zica, chinkunguia. “Então, partir da Secretaria de Saúde, temos que trabalhar com a população. A atuação da Secretaria de Educação é primordial nesse trabalho de conscientização para evitarmos que nosso município tenha essa doença. Sabemos que é quase impossível não ter, mas que possamos ao menos minimizar essas doenças no nosso meio”. O líder da oposição na Câmara lamentou a não inclusão de um Projeto de Lei de sua autoria na pauta da sessão. “Ficou mais vez pra frente. Vamos esperar que na próxima legislatura seja votado”.

Ao final, ele agradeceu pelo ano legislativo encerrado. “Estamos ao fim de mais um ano de trabalho, onde todos se esforçaram ao máximo, dentro dos limites, para fazer o seu melhor. Falo por mim e pelos meus colegas, que sempre buscamos o melhor para o município e graças a Deus terminamos esse ano como bons trabalhos. Quero deixar também a mensagem de um feliz Natal. Que Deus nos cubra com sua Paz e que um ano que vem seja melhor que este”, disse, recordando a perda de seu irmão Willians, que faleceu este ano após sofrer um acidente automobilístico. “Mas isso é da vida. Que ano que vem traga o melhor para cada um de nós. Desejo a toda a população patoense um feliz Natal e ano novo cheio de muitas realizações”.

DSC_1628

O vereador Luiz Evaristo (SSD) foi breve em suas palavras. “Estamos encerrando hoje os trabalhos do terceiro ano da legislatura. Quero aqui agradecer a Deus por mais esse ano de trabalho e pedir para que todos nós voltemos em 2016 trazendo muito sucesso para o município. E deixar também a minha mensagem de um feliz Natal e um próspero ano novo para todos os patoenses”.

DSC_1632
O vereador José Hélio (PDT) fez um longo pronunciamento e se ateve a outros assuntos. Inicialmente, ele rebateu o vereador Wilson Vieira, que na sessão passada fez cobranças com relação ao pagamento dos professores. “É um direito dele como vereador de reivindicar e cobrar sobre a questão dos professores, no entanto, ele conhece a situação do municípios. Eu não considero que esteja havendo nenhum atraso. O que tem acontecido é adiar o pagamento para o dia 5 ou dia 10. Atraso é 30 dias, e isso não aconteceu”. Segundo o parlamentar, a Secretaria de Educação tem enfrentado problemas por conta das consecutivas dos repasse do FUNDEB. “Esse dinheiro não é só para pagar os professores. Tem que pagar os transportes e outras despesas. Com certeza, se estivesse dando para pagar no dia certo, teria sido pago”.
O parlamentar também fez um alerta com relação ao mosquito aedes aegypti, que vem no Brasil inteiro transmitindo muitas doenças. Ele conclamou que a população também contribua com o combate, evitando acumular água parada. “Como cidadãos, temos que fazer nosso papel dentro de casa para que isso não aconteça”. Helinho também falou sobre o futebol. O município de Patos está participando de campeonato de futebol society em Jaicós, onde 15 equipes disputaram e os dois times de Patos foram para as semifinais. Outro assunto abordado foi a política no cenário nacional. “Vimos uma reviravolta no Congresso, com outros nomes citados nos escândalos, corrupção nas obras de transposição do Rio São Francisco. “Um absurdo de dinheiro que foi desviado por pessoas influentes do PT”, comentando também sobre o possível impeachment da presidente Dilma.
“Eu quero agradecer a Deus pelo ano que tivemos nessa Casa, por termos votado muitos projetos que vieram de encontro com os anseios da população. Quero, também, deixar minha mensagem de um feliz Natal e ano novo para os patoenses e cajueirenses. Que derrame bênçãos como chuva para que resolva os problemas. […] Peço a Deus mais vez que esclareça aos homens do poder maior, que ilumine a cabeça deles para que faça alguma coisa que melhore nosso município”. Helinho também manifestou solidariedade ao vereador Wilson.

DSC_1633
Francisco Oseias (PTB) iniciou agradecendo a Deus por uma ano de trabalho na Câmara, afirmando que votou naquilo que achou que estava de acordo, que fosse melhor para o município. O parlamentar lamentou os abusos que tem ocorrido no povoado Cajueiro. “Infelizmente, no povoado Cajueiro, hoje existe um poluição sonora muito grande e a gente não consegue dormir. São muitas pessoas fazendo baderna de carro de som, principalmente nesse final de ano, quando vem muitas pessoas de fora. As pessoas devem se divertir respeitando o direito do outros, para que não atrapalhe o sossego das outras pessoas. Eu tive aqui outro dia e vi uma pessoa com um som ligado e a polícia foi lá mandou baixar. O Cajueiro até parece que não faz parte de Patos, todo dia tem bagunça lá”, disse, finalizando com uma mensagem: “ Desejar a todos um feliz Natal e ano novo ao todos os patoenses, em especial à população de Cajueiro”.

DSC_1644
Antônio Rufino (PP) também foi breve. “Estamos terminando mais um ano legislativo em que votamos muitos projetos importantes nesta Casa. Também quero desejar aos todos um feliz Natal e ano novo cheio de muita saúde e felicidade. O prefeito quis trabalhar mais, mas infelizmente os recursos são poucos. Espero que em 2016 as portas se abram para realização de muitas obras”.
Saulino Reis também agradeceu a Deus pelo ano de trabalho legislativo e afirmou eu termina de cabeça erguida, com a certeza de que fez o seu papel como vereador, apoiando e votando a favor de todos os bons projetos. Comentou sobre a seca que está castigando a população e desejou a todos um feliz Natal, com saúde e paz. “Que venha um bom inverno para melhorar a situação”.

DSC_1647

Francisco João (PP) agradeceu por mais um ano de trabalho, afirmando que buscou um resultado de melhorias para o município, sempre aprovando os projetos. “Estamos no final de 2015. Espero que 2016 tenhamos mais saúde e que quando voltarmos para esta Casa, venhamos com mais ânimo para trabalhar”. Sobre a questão dos pagamentos dos professores, o vereador declarou que esteve conversando com uma pessoas de outro município da região e este relatou que lá a situação é realmente crítica. “Tem gente com dois ou três meses de atraso. Então, o nosso município está melhor que outros, graças ao esforço que nosso gestor faz para não atrasar. É a crise que está pegando. Antigamente tudo era muito difícil, mas Patos tem melhorado muito”, disse, desejando a todos um feliz Natal e um feliz ano novo, de muitas alegrias para todos os patoenses.

DSC_1653
Adalberto Lopes, presidente da Casa, encerrou os pronunciamentos. “Hoje é um dia de muita alegria, porque estamos encerrando mais um ano nesta Casa, um ano positivo, onde apresentamos diversos projetos para o bem do nosso povo. Queria pedir a Deus que nos desse saúde para voltarmos em 2016 com essa mesma disposição de trabalhar, a mesma vontade de luta pelo povo de Patos, para buscarmos dias melhores. E aqui caros colegas, fiz uma avaliação desse ano de 2015 e só tenho agradecer a compreensão e educação a qual o senhores me trataram durante esse ano, tanto a bancada da oposição, quanto da situação. Estamos terminando o período legislativo de 2015 e saio com a sensação do dever cumprido. Desejo a todos patoenses um feliz Natal e um 2016 de muita paz e saúde”.

 

Publicidade

DSC_1601 DSC_1603 DSC_1604 DSC_1605 DSC_1606 DSC_1607 DSC_1608 DSC_1609 DSC_1610 DSC_1611 DSC_1612      DSC_1639 DSC_1641 DSC_1643     DSC_1655

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS