Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS | Câmara aprova novos limites territoriais do município e duas indicações. Veja!

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí aprovou, em sessão realizada no último sábado (25), o projeto de lei do Executivo Municipal, define os novos limites territoriais de Patos, com base nos estudos da Comissão de Estudos Territoriais do Piauí.

Segundo o texto, os termos de acordos dos limites territoriais foram firmados com os municípios de Jacobina do Piauí, Isaias Coelho, Itainópolis, Massapê do Piauí e Vera Mendes, que fazem fronteira territorial com Patos. Os ajustes foram elaborados e assinados por técnicos do IBGE.

DSC_0936

Na mesma sessão, também foram aprovadas duas Indicações e um Requerimento de autoria do vereador Wilson Vieira (PTB), líder da bancada de oposição na Câmara. Na primeira, o parlamentar solicitou do governo municipal a abertura da continuidade da avenida Tenente João Rufino Teles, margeando a BR 407, dando acesso ao Estádio Municipal. O objetivo, segundo o autor, é oferecer mais segurança no deslocamento ao Estádio Municipal, tendo em vista que será possível chegar até o Estádio sem utilizar a BR 407.

Em outra Indicação, Wilson reivindicou ao Executivo Municipal que sejam feitos os serviços de limpeza das ruas e avenidas, no perímetro urbano do município.

Pronunciamentos

Publicidade

DSC_0926

Wilson Vieira foi o primeiro a ocupar a tribuna no segundo expediente. O parlamentar lamentou as mortes de dona Maria e do seu amigo de infância, Uelinton Andrade. “É um momento difícil, mais as decisões de Deus nós temos que aceitar”, disse. Wilson falou sobre a limpeza das ruas da cidade sobre a rua que dá acesso ao cemitério. “Vi dificuldade para poder resolver, porque sabe-se que toda vez que chove, a água corta aquela rua, fica cheio de agua e intrafegável”. No pronunciamento, o petebista comemorou o grande volume de água captado pela barragem Poço do Boi. “Já ultrapassou o volume de água que acumulado no ano passado. Tirei umas fotos e enviei para o engenheiro que projetou a barragem e ele falou que pelas medidas, a mesma está com capacidade em torno de 85 a 87%, ou seja, em torno de 255 milhões de metros cúbicos de água”, afirmou.

DSC_0932

Luiz Evaristo (SDD) iniciou parabenizando o vereador Wilson pelas Indicações apresentadas. Segundo ele, a limpeza das ruas é muito importante. O vereador reivindicou na tribuna a limpeza dessas caixas de água e sugeriu que a Prefeitura Municipal pague uma equipe para realizar o serviço, tanto na zona urbana, como na zona rural. “Tem uma na localidade Morro da Onça que está há muita tempo sem tampa e as pessoas estão reclamando. Espero que o Poder Executivo atenda o meu pedido e tome providências”, disse.

DSC_0937

O vereador José Hélio dos Santos, o Helinho (PDT), líder do prefeito na Câmara, também manifestou pesar pela morte do vendedor Uelinton. “Perdemos uma pessoa muito querida”, disse. E também pelo falecimento de dona Maria. Com relação às caixas de água, Helinho informou que os responsáveis pelo serviço de limpeza das mesmas são as pessoas que trabalham nos referidos poços tubulares. Sobre a limpeza das ruas, o parlamentar afirmou que o serviço será realizado em breve, logo que encerrado o período chuvoso. Helinho frisou, ainda, que a Prefeitura Municipal já havia recuperado a rua que dá acesso ao Cemitério, no entanto, com o registro de novas chuvas, a água voltou a danificar. “Mas será recuperado novamente. Inclusive, já estão limpando a mesma”, disse.

DSC_0944

Francisco José da Silva Sobrinho, o Chico Oseias (PTB), também parabenizou as Indicações apresentadas na sessão. “Parabéns vereador Wilson por ser um observador do município e trazer as coisas para esta Casa. O requerimento que solicita a abertura de uma nova via de acesso ao Estádio é dos melhores que já trouxe aqui, e eu gostaria que tivesse prioridade, pela sua importância. Realmente aquele local oferece risco, principalmente agora que estamos no período do campeonato e a movimentação é grande”, disse. O parlamentar dirigiu elogios ao trabalho desenvolvido pela médica cubana, Hayde Perez. “Parabéns pela dedicação que ela tem com as pessoas do município, a forma como que atende. Ela, assim como todos, tem um horário de trabalho, mas não se limita, e qualquer hora que precisar ela recebe com toda satisfação”, disse. O técnico de enfermagem, Gean, e o enfermeiro Ronildo, também foram elogiados pelo parlamentar.

O parlamentar cobrou que as solicitações feitas pela Câmara obtivessem respostas mais rápidas. “São muitos projetos e requerimentos que vão e não tem nenhuma resposta”, disse. Ainda com relação aos serviços de limpeza das ruas, Chico apoiou o pedido, salientando que no povoado Cajueiro o serviço já está sendo feito. “E a informação que tenho é que também será feito na cidade”, pontuou.

Publicidade

DSC_0945

O vereador Antônio Rufino (PP), também lamentou, em seu pronunciamento, a morte precoce do Uelinton, que residia em Picos mas era filho de Patos, e também da dona Maria. O parlamentar parabenizou o Sebrae pela palestra ‘Sertão Empreendedor’, ministrada para os moradores da comunidade Poço do Boi, e destacou a utilidade da obra de piçarramento da estrada vicinal que dá acesso à localidade Saco da Ema. “Antes, quando chovia, ninguém passava por aquela estrada. Hoje, depois que foi feito o serviço, mesmo com as chuvas, é possível passar pela estrada”, disse.

DSC_0947

O presidente da Casa, Adalberto Lopes (PP), foi o último a se pronunciar na sessão. Ele destacou a produtividade da sessão, com a aprovação do projeto e das reivindicações de grande importância. O vereador afirmou que conversou com o secretário de Administração, José Iranildo, e este afirmou que o governo municipal fará o possível para abrir a rua até o Estádio. Enquanto, acrescentou Adalberto, a polícia vai auxiliar na segurança da população que vai ao Estádio. Ao concluir seu pronunciamento, o presidente da Câmara lamentou pelas mortes registradas no município e convidou mais uma vez a população do município a acompanhar as sessões e o trabalho que vem sendo feito pela Casa e os vereadores. “É daqui que saem as cobranças e todos os projetos”, disse.

Mais fotos:

DSC_0877 DSC_0882 DSC_0885 DSC_0886 DSC_0888 DSC_0889 DSC_0890 DSC_0891 DSC_0892 DSC_0893 DSC_0895 DSC_0898 DSC_0906 DSC_0907 DSC_0908 DSC_0913 DSC_0914 DSC_0932 DSC_0936 DSC_0941

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS