Connect with us

Patos do Piauí

PATOS | Prefeito Agenilson presta contas em audiência pública na Câmara

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Patos do Piauí realizou no último sábado (6) uma audiência pública de prestação de contas da administração referente ao segundo quadrimestre de 2014. O evento aconteceu na Câmara Municipal com a participação dos secretários, vereadores e da sociedade.

Os trabalhos foram coordenados pelo prefeito Agenilson Teixeira Dias (PSB), auxiliado pelo assessor técnico da Prefeitura, Francinei Silva. Na oportunidade, foram apresentados as receitas e despesas do município no período entre os meses de maio e agosto deste ano.

DSC_0092

Os dados revelaram que Educação e a Saúde foram prioridades do governo municipal, recebendo os maiores volumes de investimentos. Conforme os números apresentados, a Prefeitura aplicou percentual superior às determinações constitucionais nas áreas de serviços essenciais. No FUNDEB – Fundo da Educação Básica, por exemplo, dos 100% que o município recebe, é obrigatório investir pelo menos 60% com professores em sala de aula. Patos aplicou muito mais, ao todo foram investidos 76,97%.

Com relação ao gasto com o pessoal, o máximo permitido por lei é 54%. Diferente de outros municípios do Piauí, que tem ultrapassado o limite prudencial e até descumprido a lei, Patos reduziu o índice e registrou apenas 41,38%.

DSC_0075

O prefeito Agenilson falou ainda sobre as ações e obras do governo, prestou informações sobre diversos temas e respondeu a questionamentos dos vereadores. Uma das informações dadas foi sobre o recurso do leilão de veículos do município, que segundo ele, rendeu mais de 45 mil, recurso que está em conta. “No próximo dia 15 nós vamos leiloar mais três veículos que estão em péssimas condições e provocando elevadas despesas, e o recurso arrecadado nos dois leilões, a nós vai adquirir dois novos veículos Fiat Uno”, disse o prefeito.

Publicidade

Na oportunidade, Agenilson apresentou o extrato da conta bancária, comprovando que o recurso nunca foi utilizado, conforme foi insinuado por vereadores de oposição. O dinheiro permaneceu depositado em conta aplicação, tendo rendido mais de 1,5 mil reais. “Nós passamos por dificuldades,, mesmo assim, o dinheiro que determinado para alguma coisa não é utilizado em outro fim. Nós temos o cuidado de zelar pela coisa pública, e um dos preceitos é esse”, disse.

DSC_0062

O planejamento e a organização financeira permitiram que o gestor, mesmo diante da crise enfrentada pelos municípios, não adotasse medidas mais duras para conter despesas. “Não demitimos funcionários comissionados e nem atrasamos salários dos servidores efetivos, e mantivemos a prestação dos serviços públicos à população e ainda conseguimos, através de parcerias com os governos estadual e federal, algumas obras de infraestrutura que irão melhorar a qualidade de vida das pessoas”, pontuou.

O prefeito listou algumas dessas obras, umas já concluídas e outras em andamento. Dentre outras, o abastecimento de água das localidades Tanquinho e Caixa D’água; a ampliação da rede de abastecimento na localidade Algodões; a perfuração de um poço tubular na localidade Poço do Boi; o piçarramento da estrada de acesso à localidade Saco da Ema e trechos na estrada do Poço do Boi; a construção de um balneário na margem da barragem Poço do Boi; a reforma da Escola Antônio Crisanto de Sousa; e a construção de uma quadra poliesportiva. Outras deverão ter início nos próximos dias, como o calçamento do Bairro Areia Branca e a construção de 76 banheiros.

O prefeito municipal reafirmou mais uma vez que está à disposição dos vereadores e da população. Agenilson conclamou pela participação mais ativa. “Tragam suas reivindicações ao prefeito e aquilo que for possível a administração pública atender, nós iremos fazer, e o que não for, daremos satisfação e buscaremos parcerias. Nada do que me for repassado ficará na cota do esquecimento. Nem sempre podemos resolver de forma rápida por conta das limitações financeiras do município, mas dentro das condições nós buscamos atender todas as necessidades”, disse.

Ao final, o prefeito desejou a todos um ano novo com muita saúde e paz, e assumiu o compromisso de trabalhar ainda mais em 2014. “Vamos continuar o nosso trabalho em 2015, investindo naquilo que mudará para melhor a vida da nossa população”, pontuou.

Publicidade

Mais fotos da audiência:

DSC_0098
DSC_0088 DSC_0085 DSC_0079 DSC_0076
DSC_0073 DSC_0072 DSC_0068 DSC_0066 DSC_0065
DSC_0061 DSC_0058 DSC_0056

 

 

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS