Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS | Vereadores aprovam projetos e debatem sobre assuntos de interesse do município

Publicado

em

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Patos do Piauí, realizada na última sexta-feira (5), presidida pelo vereador Saulino Coelho dos Reis (PMDB), os parlamentares aprovaram dois projetos de lei e se pronunciaram na tribuna da Casa abordando diversos temas.

No primeiro expediente, o plenário aprovou, por unanimidade os projetos de lei que revisa o Plano Plurianual 2014/2017, e o Orçamento Geral do município de Patos do Piauí para o exercício financeiro de 2017.

No segundo expediente, o vereador Wilson Vieira (PTB) foi o primeiro a ocupar a tribuna. Ele trouxe uma série de reivindicações direcionadas ao governo municipal, enfatizando a continuidade e a melhoria nos serviços básicos oferecidos à população. O líder da bancada de oposição reivindicou a recuperação dos poços tubulares. Segundo ele, o número de poços quebrados tem aumentado e a população tem reclamado.

Outro ponto abordado foi com relação a limpeza pública. Segundo ele, a limpeza das ruas está boa, mas o sistema de coleta do lixo está deficiente e sugeriu o uso das máquinas para realizar um serviço de organização no lixão, onde, segundo o parlamentar, o lixo está sendo descarregado na entrada.

_dsc1138

Ainda sobre a limpeza pública, Wilson cobrou atenção com relação a passagem molhada no rio, local que tem sido muito frequentado por visitantes banhistas. O vereador cobrou a instalação de tambores para depósito de lixo e o seu recolhimento. Reivindicou, ainda, ações de saúde pública relacionada à campanha “Novembro Azul”, que visa cuidados com a saúde do homem. Wilson lembrou que apresentou um projeto que institui a “Semana Municipal da Saúde do Homem”, mas que o mesmo nunca foi votado. E finalizou reivindicando a continuidade de outras ações como o “Outubro Rosa” e a “Semana do Bebê”. “Essas ações devem ser permanentes”, disse.

Publicidade

Em seguida, ocupou a tribuna da Casa o vereador Luiz Evaristo (SD). Ele parabenizou os vereadores pela aprovação dos projetos na sessão e reafirmou seu compromisso em apoiar e votar nos projetos que sejam apresentados em benefício do município.

Luizinho, como é popularmente conhecido, falou do convite que recebeu de seu partido, Solidariedade, de participar de um encontro do partido no Estado de São Paulo, representando o Piauí, para discutir a atuação do mesmo no governo. “Hoje o nosso partido ocupa órgãos importantes, como a Secretaria Nacional do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Agricultura Familiar, o Incra”, disse.

_dsc1139

Segundo Luizinho, o presidente nacional do Solidariedade, o deputado federal Paulinho da Força, anunciou que o Solidariedade pretende investir mais no Nordeste. Em seu pronunciamento, o vereador explanou sobre os assuntos debatidos no encontro, como os títulos de terra, a retomada dos assentamentos através do programa Minha Casa, Minha Vida. “O partido quer fazer com que as ações e políticas pública cheguem efetivamente até o trabalhador. Uma das estratégias será atuar junto às associações, cooperativas”, disse. O vereador informou que teve seu nome indicado para coordenar na região Nordeste o setor da agricultura familiar.

O vereador José Hélio (PDT) foi o primeiro da bancada da base aliada ao prefeito a se pronunciar na tribuna. Ele iniciou lamentou as recentes mortes de grandes cidadãos do município e manifestou seu pesar e solidariedade aos familiares.

_dsc1148

O líder do prefeito na Câmara respondeu a reivindicação do vereador Wilson sobre o lixo. Ele frisou que é um problema que não depende apenas da Prefeitura, mas depende também da colaboração da população. Helinho informou que reivindicou a Prefeitura havia colocado tambores de lixo, mas os vândalos destruíram. “Essa é uma preocupação minha também e vou reivindicar da gestão providências sobre isso”, disse. Sobre o lixão, o parlamentar frisou que é um problema da grande maioria dos municípios, tendo em vista que os projetos dos aterros sanitários não têm atendido os pequenos municípios.

Publicidade

Sobre os poços tubulares, o vereador informou que, por conta da seca que castiga o município, o lençol freático tem baixado cada dia mais, diminuindo a vazão dos poços, o que tem levado a queima dos equipamentos. “Na medida do possível, o município tem feito sua parte, as providências estão sendo tomadas. O município é ciente da necessidade da população e tem se preocupado com o abastecimento de água”, disse.

Ao finalizar, Helinho falou do Orçamento aprovado na sessão e do cenário político nacional. Ele conclamou a Deus para que os governos estadual e federal olhem mais pelos municípios. “Os prefeitos estão à deriva”, disse, e criticou o governador Wellington Dias. Helinho defendeu uma reforma política urgente.

_dsc1150

O vereador Antônio Rufino, o Tonhão (PSB), foi breve nas suas palavras. Ele cumprimentou os colegas vereadores e também se solidarizou com os familiares dos entes falecidos no município, dentre outros, o ex-vereador Miguel Raimundo. O vereador ainda manifestou sua preocupação com a seca que castiga o município. “Se Deus não nos mandar chuva até o fim de novembro, a coisa não vai ser boa”, disse.

_dsc1155

O vereador Francisco João da Costa (PSB) também trouxe votos de pesar às famílias que perderam entes queridos.  “Quero pedir a Deus que dê conforto a essas famílias nesse momento de dor”. E falou sobre os poços tubulares. Segundo ele, sempre a partir dos meses de outubro e novembro surge essa problemática da queima dos equipamentos dos poços, resultado da baixa no volume de água dos poços e da má qualidade da energia. “É uma situação difícil. O prefeito tem feito o possível”, disse, explicando que não é falta de vontade da gestão. O parlamentar falou das medidas que tem sido adotadas pelo município para solucionar o problema dos poços e o auxílio através do caminhão pipa.

Segundo o vereador Chico de João Grande, só nos últimos dias, 11 poços apresentaram problema. “A demanda tá grande para o município e para a empresa que conserta os equipamentos. Eles não estão dando conta. Vamos pedir ao pessoal que tenha um pouco de paciência e pedir a Deus para mandar chuva”.

Publicidade

Saulino Reis (PMDB), vereador presidente da Câmara Municipal, foi o último a se pronunciar na sessão. Ele agradeceu aos vereadores e as demais pessoas por estarem presentes na sessão, participando e acompanhando os trabalhos do Poder Legislativo, e agradeceu ainda, aos vereadores, pela aprovação dos projetos.

Saulino também comentou sobre a problemática dos poços, salientando que nessa época do ano a água dos poços sofre uma baixa e a energia fica fraca. “Mas a Prefeitura está trabalhando. Raimundo [que atua na manutenção dos poços] não para um dia. Tá sempre no interior consertando um poço, trocando uma bomba. É muito trabalho. São quase 60 poços no município e os problemas vem tudo de uma vez”, disse.

_dsc1133

O presidente da Casa se pronunciou em defesa da regulamentação da vaquejada como prática esportiva e cultural, e criticou os parlamentares que são contrários. Segundo Saulino, o argumento utilizado contra a vaquejada é relacionado ao sofrimento dos animais, e feito por os deputados e senadores que não conhecem o verdadeiro sofrimento dos animais na região Nordeste nessa época do ano.

“Eles não conhecem o Nordeste, eles não sabem o que os animais aqui sofrem com sede e fome. Se eles estivessem preocupados com os animais, deveriam mandar recurso para socorrer os animais, um projeto para ajudar o povo que cria animal, pelo menos nessa época de seca. Sofrimento maior é os animais passando fome e cede”, disse, destacando que as ações de combate à seca, como a operação pipa, só leva água para o povo. “E se o dono não tiver dinheiro para comprar água para os animais, eles morrem de cede”, pontuou.

Ao defender a vaquejada, Saulino enfatizou a geração centenas de emprego. “Se chegar a acabar, vai ser o maior fracasso no Nordeste. O que a gente vê é que esses deputados não tem conhecimento nem da vaquejada e nem da seca do Nordeste”, disse.

Publicidade

_dsc1126

_dsc1130

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS