Connect with us

POLÍTICA

‘Piauí Conectado vai tirar o Estado do atraso’, diz secretário

Publicado

em

O secretário de Administração e Previdência (SeadPrev), Franzé Silva, disse que o projeto Piauí Conectado, lançado ontem (20), vai tirar o Piauí do atraso e possibilitará o desenvolvimento através da conectividade. Pelo programa- que visa modernizar tecnologicamente o Estado- será construído uma rede de dados com capacidade para melhorar a qualidade de diversos serviços prestados pelo Governo, entre eles a universalização do ensino à distância, a telemedicina, a telessegurança, pontos de wifi livre, todos com custo menor que o praticado atualmente, gerando economia para o Estado.

“Vamos tirar o Piauí do atraso na área de conectividade. É como sair de uma carroça e entrar em uma Ferrari.  Hoje, se você sai de Teresina e tenta abrir um vídeo e WhatsApp a menos de 30 km da Capital, você não consegue, pois o que as operadoras entregam em termo de conectividade é algo em torno de 1 G e que ainda não condiz com a realidade”, disse o secretário.

O programa vai conectar 96 cidades, contemplando a população com mais de 5 mil quilômetros de fibra ótica. Os municípios que não puderem ser atendidos com cabeamento ótico contarão com outras tecnologias como rádio e satélite.

“Cerca de 80% da população do Piauí será atendida e isso beneficia não só a pessoa física, como também a pessoa jurídica, a estrutura de Estado: executivo, legislativo, judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, aos bancos, empresas… Vamos ter 96 cidades com a capacidade de atendimento muito maior, 64 GB de atendimento”, destaca.

Atualmente, a rede do Estado conta com cerca de 616 pontos de conexão nas unidades administrativas. Com a implantação do Piauí Conectado, o total praticamente triplica, passando para 1.500 pontos.

Publicidade

Até o dia 24 de março o projeto permanecerá em fase de consulta pública, podendo os interessados acessar dados do programa no site www.ppp.pi.gov.br. Para o dia 20 de março está prevista uma audiência pública realizada no auditório da Agência de Tecnologia, localizada no Centro Administrativo.

“Vamos ter agora audiência pública e depois licitação. É um projeto muito bem elaborado, tecnicamente bem estruturado. Vamos dar ao Piauí a possibilidade de desenvolvimento através da conectividade. Esse setor não é só a internet, mas voz e dados e vai mudar a realidade econômica do Estado”, finaliza Franzé Silva.


Cidadeverde.com

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS