Connect with us

POLÍTICA

Piauiense vão às urnas para escolher o seu 53º governador; relembre a história

Publicado

em

Os piauienses votam neste domingo, 5 de outubro de 2014, para eleger o 53º governador do Estado no regime Republicano. Desde que foi instituída a República após o regime Monárquico, tivemos governadores eleitos pelo povo, eleitos pela Assembleia Legislativa, nomeados por regimes de exceção, interinos e aqueles que assumiram por determinação da Justiça Eleitoral, incluindo ai, deputados, vices, interventores e magistrados.

OS PRIMEIROS
Com a proclamação da República em 15 de novembro de 1889, o Piauí de imediato passou a ser governado por uma Junta Governativa Provisória composta por três pessoas e presidida pro Joaquim Santana. Ela passou um mês no comando do Estado. Em seguida, foi escolhido o 1º governador, Gregório Taumaturgo de Azevedo que ficou no cargo de 25 de dezembro de 1889 a 4 de junho de 1890.

A SEQUÊNCIA
Depois do curto mandato de Taumaturgo, sucederam-lhe: Joaquim Nogueira Paranaguá, Gabino Besouro, João da Cruz Santos, Álvaro Moreira de Barros Oliveira, Gabriel Luís Ferreira Junta Governativa – Álvaro Lopes Machado, Coriolano de Carvalho e Silva, Raimundo Artur de Vasconcelos, Francisco Arlindo Nogueira, Álvaro Osório Mendes, Areolino de Abreu, José Lourenço e Silva, Anísio de Abreu, Raimundo Manoel da Paz, Antonino Freire, Miguel de Paiva Rosa, Eurípedes Clementino de Aguiar, João Luís Ferreira, Matias Olímpio, João de Deus Pires Leal, Humberto de Arêa Leão, Joaquim Lemos da Cunha, Landri Sales, Leônidas Melo, Antônio Leôncio Ferraz, Benedito Martins Napoleão do Rego, José Vitorino Correia, Manoel Sotero Vaz da Silveira, Teodoro Ferreira Sobral, Valdir Figueiredo Gonçalves, José da Rocha Furtado, Pedro de Almendra Freitas, Jacob Gayoso Almendra, Francisco das Chagas Caldas Rodrigues, Tibério Barbosa Nunes, Petrônio Portela Nunes, José Odon Maia Alencar, Helvídio Nunes de Barros, João Turíbio Monteiro de Santana, João Clímaco d’Almeida, Alberto Tavares Silva, Dirceu Mendes Arcoverde, Djalma Veloso, Lucídio Portela Nunes, Hugo Napoleão do Rego Neto,José Raimundo Bona Medeiros, Alberto Tavares Silva (2º mandato), Antonio de Almendra Freitas Neto,Guilherme Cavalcanti Mello,Francisco de Assis Moraes Souza (dois mandatos), Kléber Dantas Eulálio, Hugo Napoleão(2º mandato), José Wellington Barroso Araujo Dias(dois mandatos) Wilson Nunes Martins(dois mandatos) e Antonio José Moraes Souza Filho.

karnak.jpg

DECISÃO
A eleição pode ser decidida neste domingo. Pelas pesquisas, o petista Wellington Dias deve ser eleito logo no 1º turno. Mas os governistas garantem que haverá 2º turno.

PESQUISAS
No melhor cenário, projetado pelo Ibope, Wellington ganha com 13% de vantagem. No pior, projetado pelo Instituto Credibilidade,Wellington vence por 2% de diferença. É nessa pesquisa que os governistas acreditam e falam em tirar essa diferença na margem de erro e nos indecisos que através dela somam perto de 10%.

Publicidade

candidatos-a-governador1.jpg

DEPUTADOS ESTADUAIS
A eleição proporcional para a Assembléia Legislativa, as projeções indicam que o governo deve eleger de 18 a 20 deputados. A oposição, ficaria com o mínimo de 10 e o máximo de 12 das 30 cadeiras.

alepi_.jpg

COMPOSIÇÃO
Confirmada a vitória e Wellington dais, ele teria minoria na Assembléia. Dessa forma, teria que se compor cm partidos ou deputados que não lhe apoiaram. Pelo que foi dito na campanha, uma parte do PMDB deve migrar para o novo governo, bem como, pare do PSD e pequenos partidos.

NA OPOSIÇÃO
Serão oposição ao governo do PT, caso se confirme a eleição de Wellington, o PSDB, parte do PSB e o deputado Robert Rios(PDT). É provável que Dias já comece a governar com ao menos 18 deputados.

OUTRO CENÁRIO
Havendo segundo turno, como querem e afirmam os governistas, será uma nova eleição. O governo tem maioria e deve continuar, caso reeleja o atual governador Zé Filho(PMDB).

Fonte: 180

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS