PMDB escolhe novo líder da bancada na Câmara dos Deputados
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 17/02/16
Comments 0

PMDB escolhe novo líder da bancada na Câmara dos Deputados

Dividida entre uma ala pró e outra contra a presidente Dilma Rousseff, a bancada PMDB na Câmara dos Deputados decide nesta quarta-feira (17) quem será o novo líder em 2016.

No páreo, estão o atual líder, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), aliado do Palácio do Planalto, e o deputado Hugo Motta (PMDB-PB), próximo do presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Em jogo, está o processo de impeachment da presidente, assim como a tramitação de projetos de interesse de governo, já que o líder do PMDB conduz o maior partido dentro da Câmara.

Embora tenha uma aliança com o PT e ocupe a Vice-presidência da República, além de outros seis ministérios, uma parcela do PMDB defende o rompimento com o governo.

O comando da bancada também é cobiçado porque caberá ao líder indicar os oito integrantes do partido para a comissão especial que analisará o processo de impeachment de Dilma.

A eleição servirá ainda para medir a influência do presidente da Câmara sobre a bancada peemedebista. No ano passado, Cunha capitaneou diversas derrotas ao Planalto, inclusive com a deflagração do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas perdeu forças diante do agravamento das denúncias contra ele.

Picciani, por outro lado, acabou se isolando na bancada ao se aproximar do Planalto e acabou destituído em uma manobra patrocinada por Cunha. Pouco depois de uma semana, conseguiu apoio suficiente para reassumir a liderança e conta com apoio do governo para se manter no cargo.

Fonte: G1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

POLÍTICA

Ferreira é pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2018

O Portal AgoraED, entrevistou o pré-candidato a deputado federal pelo PRP, Francisco Ferreira, 62 anos, Ferreira, como é mais conhecido, ele é natural da cidade de Itainópolis – Piauí e

POLÍTICA

Previdência: “não devemos dizer que não vamos votar”, diz Flávio Nogueira

O deputado federal Flávio Nogueira (PDT) afirmou nesta quarta-feira (13), que os parlamentares, mesmo sendo de oposição, não podem sair por aí dizendo que não vão votar a reforma da

POLÍTICA

Previdência: reforma chega ao Congresso em meados de fevereiro

A proposta de reforma da Previdência será encaminhada ao Congresso Nacional na segunda semana de fevereiro, informou hoje (18) o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho. Segundo