PMDB escolhe novo líder da bancada na Câmara dos Deputados
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 17/02/16
Comments 0

PMDB escolhe novo líder da bancada na Câmara dos Deputados

Dividida entre uma ala pró e outra contra a presidente Dilma Rousseff, a bancada PMDB na Câmara dos Deputados decide nesta quarta-feira (17) quem será o novo líder em 2016.

No páreo, estão o atual líder, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), aliado do Palácio do Planalto, e o deputado Hugo Motta (PMDB-PB), próximo do presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Em jogo, está o processo de impeachment da presidente, assim como a tramitação de projetos de interesse de governo, já que o líder do PMDB conduz o maior partido dentro da Câmara.

Embora tenha uma aliança com o PT e ocupe a Vice-presidência da República, além de outros seis ministérios, uma parcela do PMDB defende o rompimento com o governo.

O comando da bancada também é cobiçado porque caberá ao líder indicar os oito integrantes do partido para a comissão especial que analisará o processo de impeachment de Dilma.

A eleição servirá ainda para medir a influência do presidente da Câmara sobre a bancada peemedebista. No ano passado, Cunha capitaneou diversas derrotas ao Planalto, inclusive com a deflagração do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas perdeu forças diante do agravamento das denúncias contra ele.

Picciani, por outro lado, acabou se isolando na bancada ao se aproximar do Planalto e acabou destituído em uma manobra patrocinada por Cunha. Pouco depois de uma semana, conseguiu apoio suficiente para reassumir a liderança e conta com apoio do governo para se manter no cargo.

Fonte: G1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

POLÍTICA 0 Comments

TSE trabalha para garantir doações eleitorais por cartão de crédito

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está encabeçando tratativas junto às instituições administradoras de cartão de crédito, ao Banco Central do Brasil (Bacen) e ao Ministério da Fazenda com vistas a

POLÍTICA

Ciro defende nome de Baldy para voltar ao ministério das Cidades

O nome do ex-ministro Alexandre Baldy é um dos cotados para reassumir a pasta das Cidades, que deve voltar a fazer parte da estrutura governamental, após a sinalização de Jair

POLÍTICA

PMDB deverá indicar primeiro secretário no governo de Wellington Dias

Depois da convenção estadual do PMDB na sexta-feira (26/10), não restam mais dúvidas de que o partido faz parte da base aliada do governador Wellington Dias (PT). O governo deverá