Connect with us

POLÍTICA

PP, PMDB e PSB lideram em número de candidatos no Piauí

Publicado

em

Os partidos que indicaram maior quantidade de candidatos para as eleições 2016 no Piauí foram o Partido Progressista, PP, com 1.025 nomes. Em seguida o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, PMDB, com 957 candidatos e o Partido Socialista Brasileiro, PSB, que lançou 941 nomes. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em quarto lugar em candidaturas, está o Partido dos Trabalhadores, PT, que lançou 885 nomes. Logo após aparece o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), com 800 candidatos.

Cada partido pode lançar sozinho um nome para prefeito e vice-prefeito por município, formando a chapa pura majoritária. Para vereador, as siglas podem indicar uma quantidade de nomes que atinja até 150% do total de vagas disponíveis para a Câmara naquela cidade.

Em Teresina, por exemplo, cada partido pode indicar até 44 nomes para a chapa proporcional, já que a Câmara Municipal de Teresina dispõe de 29 vagas.

No caso das coligações, união de dois ou mais partidos, é possível lançar até 200% da quantidade de vagas.

Publicidade

Os partidos com menos candidatos foram o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado, PSTU e o Partido da Causa Operária, PCO, cada um com 0,06% do total, tendo cada sigla lançado seis nomes.

O Partido Socialismo e Liberdade, PSOL, e a REDE Sustentabilidade, alcançaram cada um apenas 0,57% do total. Cada partido lançou 58 nomes. O Partido da Mulher Brasileira, PMB, teve 62 nomes indicados.

Ao todo, o Piauí possui 10.173 candidatos, distribuídos em 33 partidos políticos.

Sexo 

Os partidos são obrigados, por lei, a indicar nomes na proporção 70%-30%, para cada sexo, não importando se haverá homens ou mulheres em maior quantidade.

Publicidade

No Piauí, os homens são a grande maioria dos indicados pelas siglas. A média de representatividade feminina não ultrapassou os 32% na média.

Somente o PCO, no estado, apresentou quantidade de mulheres superior ao de homens. Dos seis nomes lançados, quatro são mulheres.

 

Cidade Verde

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS