Connect with us

POLÍTICA

Procura pelo Disque Eleições do TRE-PI cai mais de 90% em relação a 2010

Publicado

em

Faltando menos de três para as eleições de 2014, o número de atendimentos do Disque Eleições no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) caiu drásticamente em relação ao pleito anterior, de quatro anos atrás. A redução, que hoje chegaria a 90,8%, é atribuída ao avanço das informações através da internet.

De 7 de julho a 17 de setembro, o TRE-PI registrou 871 ligações para o número 0800 007 9797. A maioria das ligações é de eleitores (66,2%), além de candidatos (13,6%). A principal dúvida respondida pelo Disque Eleições diz respeito a propaganda eleitoral.

Nas últimas eleições gerais em 2010 (para presidente, governador, senador e deputados), o Disque Eleições fez 9.450 atendimentos, contra 871 até o momento em 2014.

Há dois anos, quando foram realizadas eleições municipais, os atendimentos já apresentaram queda, mas ainda assim foram mais elevados que agora: 8.800 ligações.

O coordenador do Disque Eleições, José Siqueira, apontou o advento da internet como fator para a redução da procura. “Com a disponibilização da internet, as pessoas já encontram a informação através da rede e dispensam o telefone. Por isso os números deste ano estão bem abaixo em relação a eleição passada”, declarou ao Cidadeverde.com.

Publicidade

Para Siqueira, o melhoramento do próprio site da Justiça Eleitoral tem contribuido para a diminuição das dúvidas. O coordenador acredita que as eleições de 2016 já devem contar com uma plataforma na internet para o atendimento ao cidadão.

O Disque Eleições funciona das 8h às 19h e segue até 10 de outubro, estendendo-se até 31 de outubro caso haja segundo turno.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS