Connect with us

POLÍTICA

Progressistas passa a ser o 2º maior partido do Brasil

Publicado

em

Dois dias após o encerramento do prazo final para janela de troca de filiações partidárias, dois partidos aparecem como os que mais cresceram, em se colocando apenas as representações no Congresso Nacional: PT e PP (atual Progressistas).

Reportagem do jornal O Globo mostra que desde a posse, em fevereiro de 2015, o PP foi quem mais cresceu e passou a ser o segundo maior. Presidido nacionalmente pelo senador piauiense Ciro Nogueira, tinha 38 deputados. Conseguiu superar PMDB (atual MDB) e PSDB e agora fecha as contas com 54 filiados.

Segundo a matéria, um dos principais argumentos para engordar sua bancada foi uma generosa partilha da verba do fundo partidário que, com a proibição de arrecadar doações na iniciativa privada, tornou-se essencial para muitos candidatos. O teto para financiamento de campanhas é de R$ 2,5 milhões, e o que se diz nos bastidores do Congresso é que o PP promete valor próximo a esse a seus filiados.

O Globo mostra ainda que, apesar de manter a liderança, o PT vem perdendo integrantes nos últimos três anos. O partido iniciou a legislatura com 69 membros. Hoje está com 57. A maior parte buscou abrigo em legendas mais alinhadas à esquerda, com menor ou nenhum envolvimento com os escândalos de corrupção que abalaram a agremiação e levaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à prisão.

Fonte: Oito Meia | Foto: reprodução

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS