Connect with us

POLÍTICA

Projeto de Lei torna obrigatória presença de fisioterapeutas nas UTIs do Piauí

Publicado

em

Um Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Fábio Novo (PT) defende a permanência e obrigatoriedade do profissional fisioterapeuta nas Unidades de Terapia Intensiva – UTIs do Piauí. O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa e seguiu para a sanção do governador do Estado, Wellington Dias. “A medida ajuda a salvar vidas, humaniza o atendimento, gera empregos e reduz os gastos em saúde”, afirma o deputado Fábio Novo.

A lei se estende às UTIs adulto, neonatal e pediátrica, de hospitais, clínicas públicas, privadas e filantrópicas, que devem garantir, no mínimo, a presença de um fisioterapeuta para cada 10 leitos, durante 24 horas. O projeto destaca ainda que os profissionais que irão atuar nessas unidades devem ter especialidade na área de Fisioterapia em Terapia Intensiva. Após a sanção, os estabelecimentos terão 180 dias para se adequar às novas regras.

A especialidade do Fisioterapeuta em Terapia Intensiva é reconhecida e disciplinada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO. Junto aos pacientes internados nas UTIs, esses profissionais atuam na realização de várias ações, incluindo protocolos de prevenção a diversas complicações clínicas, como pneumonia e lesões traumáticas.

“Nas Unidades de Terapia Intensiva, o fisioterapeuta tem um papel fundamental e de extrema importância no cuidado a pacientes, atuando na prevenção e/ou tratamento das disfunções de diversos sistemas, reduzindo comorbidades e mortalidade. Com isso, melhoramos a qualidade da assistência, reduzimos tempos de internação e também impactamos na redução dos gastos, conforme aponta as pesquisas. É um avanço para toda a categoria e para a Saúde do Piauí”, afirma o presidente eleito do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Crefito 14, Rodrigo Amorim.

Fonte: Com informações da Ascom
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS