Connect with us

POLÍTICA

Governador Wilson Martins e secretários têm 30 dias para deixar os cargos

Publicado

em

Daqui a 30 dias o Piauí deverá ter um novo governador. O dia 5 de abril é o prazo limite estabelecido pela Lei Complementar nº 64/1990 (Lei de Inelegibilidades) para que o governador Wilson Martins (PSB) deixe o cargo e dispute uma vaga ao Senado, como se especula no meio político desde o início do ano. Em seu lugar, assumirá o vice Antonio José de Moraes Souza Filho, o Zé Filho (PMDB).

O peemedebista já garantiu aos aliados que não vai disputar a reeleição, cedendo a vaga ao deputado federal Marcelo Castro, pré-candidato do partido ao governo e já em plena campanha. A prática de deixar o governo após dois mandatos para concorrer a uma vaga de senador é comum no Piauí. É uma forma do político se “manter vivo” na atividade política . O último que seguiu por este caminho foi o atual senador pelo PT, Wellington Dias.

O então governador Wellington Dias, após convocar a imprensa e anunciar que ficaria no cargo, renunciou ao governo em 1º de abril de 2010, sendo substituído pelo então vice Wilson Martins. Na disputa pelo Senado, foi eleito com aproximadamente 1 milhão de votos. Wellington já ensaia fazer o caminho de volta com o lançamento de sua pré-candidatura ao governo nas eleições de outubro.

Apesar de o vice Zé Filho já ter escolhido uma equipe de transição, formada pelo seu assessor na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), Freitas Neto; o ex-ministro João Henrique Souza, o ex-secretário de finanças de Teresina, Felipe Mendes, e o economista e consultor Deolindo Aguiar, ainda é incerta a renúncia de Wilson Martins. Segundo Freitas Neto, a Comissão de Transição aguarda o anúncio oficial de renúncia do governador para dar início aos trabalhos de coleta de informações da atual administração.

O assessor da Fiepi acredita que Wilson Martins não vai ficar no governo e que o prazo razoável para comunicar a renúncia seria, de pelo menos, 40 dias, prazo que já foi superado.  “O próprio governador Wilson Martins sabe que é preciso esse tempo, já que ele assumiu o mandato de Wellington Dias faltando uma semana para o fim do prazo”, lembrou. A previsão é que o governador Wilson Martins anuncie oficialmente se sai ou não nos próximos dias.

Publicidade

 

Diário do Povo

Facebook

MAIS ACESSADAS