Connect with us

POLÍTICA

Rede Meio Norte realiza primeiro debate com candidatos ao Senado do Piauí

Publicado

em

Atualizado às 15:05

No último bloco do primeiro debate com os candidatos ao Senado Federal os participantes fizeram as suas considerações finais. O candidato Gustavo Henrique, agradeceu a Deus e lamentou que alguns candidatos se escondem atras de palavras. “Nós estamos cansados de governantes que apenas falam e não cumprem nada. Esse mandado será do povo”, pontuou.

Wilson Martins agradeceu ao Sistema Meio Norte de Comunicação e ao povo do Piauí. “Quero dizer que toda minha vida foi pautada por trabalho, Deus me permitiu ser seu instrumento para servir ao povo do Piauí como governado do Estado. Eu quero ser senador da República para continuar essa mudança importante que iniciamos no sentindo de termos mais recursos para ajudar a vida das pessoas na construção do novo Piauí”, finalizou.

Aldir Nunes, disse que os outros candidatos falaram de suas vidas e que ele falou de politica durante o debate e esclareceu alguns dos seus projetos. Ele ainda mandou uma mensagem para juventude citando um trecho de um poema.

Elmano Férrer agradeceu pela oportunidade pela discussão realizada. “Nós queremos se senador para representar o Estado, representar os municípios. Ocupamos muitos cargos públicos e queremos usar nossa responsabilidade e experiência para continuar trabalhando como fizemos com Teresina”, completou.

Publicidade

IMG_9185 IMG_9177 IMG_9172 IMG_9180
Atualizado às 14:56

O quarto bloco também foi marcado com pergunta de candidato para candidato, quem começou a rodada foi o Candidato Aldir Nunes perguntando para Elmano Férrer, sobre a regulamentação dos meios de comunicação na política. Elmano Férrer frisou sua resposta: “ Existe uma lei específica que regulamenta isso, houve muitas concessões, que fizeram beneficiando aos lucros. Eu defendo que façamos uma reforma no sentido de oportunizar, eu creio que nós temos que democratizar, deve ter um controle não só através dos organismos capaz, nos temos que ter também um controle social da própria sociedade”, na réplica, Aldir Nunes destacou que os grandes empresários são donos dos meios de comunicação, mas não são donos das ruas, e é nas ruas que se tem uma constituinte livre e soberana. O candidato Elmano Férrer afirmou que acredita em um Estado democrático, e que o congresso nacional tem que ter representantes do povo.

Em seguida o candidato Elmano Férrer direcionou sua pergunta para Gustavo Henrique: “O Piauí é um estado dependente de recursos federais, o senhor como senador qual a estratégia para acarretar recursos do Governo Federal? Gustavo respondeu destacando a importância do ex-governador Mão Santa: “O Mão Santa foi caçado porque ajudava os pobres, dando comida, água, luz. O povo do Piauí sabe que o estado está sucateado, e peço desculpa pela falta de ética da politica piauiense. O que eu farei como senador é trabalhar essa reforma tributária que é desumana, o representante do poder público não pode maquiar nada, tem um candidato aqui dizendo que recebeu um estado sucateado, mas sucateado já vem há muito tempo. Elmano Férrer destacou que o papel do Senado é muito importante no aspecto de acarretar recursos para o Estado, e que quer ser um senador das cidades, um senador que tenha alinhamento com o Governo Federal. O candidato Gustavo Henrique destacou que a ética é de muita importância para a política.

Gustavo Henrique continuou as perguntas indagando o ex-governador Wilson Martins. “O hospital que o senhor mandou construir atras da Pax União você vai abrir para o povo?Wilson logo respondeu: “Fui com muita alegria Governador do Piauí. Dizer que a saúde pública do estado está sucateada, é mentira pois nós trabalhamos muito. Todos os hospitais estão com uma média acima do que encontramos porque antigamente a saúde pública era feita só para os ricos, e agora os pobres estão tendo oportunidade de ter saúde. O candidato Gustavo relatou que milhares de famílias estão prejudicadas com a falta de saúde pública. Wilson Martins finalizou pedindo desculpas ao povo piauiense sobre o baixo nível do debate feito pelo seu adversário.

Para finalizar o bloco e as rodadas de perguntas, Wilson Martins perguntou sobre a saúde e alimentação familiar para Aldir Nunes, já que era o único candidato que ainda não tinham respondido. “A alimentação virou reserva. A saúde esta relacionada com alimento, tem primeiro que criar empregos, porque o alimento do brasileiro ainda é produzido da alimentação familiar. A saúde pública é universal e não pode ser particular, essa é a verdade, ela começa com alimento. Eu sou contra a emenda parlamentar tratando de dinheiro, o que o senado tem que fazer é fiscalizar o orçamento”, respondeu o candidato Aldir Nunes.

Atualizado às 14:30

Publicidade

O terceiro bloco do primeiro debate com os candidatos ao Senado pelo Piauí priorizou a interatividade das mídias sociais., em que os candidatos responderam perguntas enviadas pelos internautas.

Debate- Candidatos ao Senado (66)

O candidato Gustavo Henrique, respondeu a pergunta do internauta Félix Alves, sobre a corrupção do país. “Em primeiro lugar temos que escolher melhor os nossos políticos, nós devemos eliminar determinados tramites”, disse. Na sua fala o candidato atacou o Wilson Martins. “Eu defendo que o corrupto em si, deve a partir do inicio do seu processo seja preso para que possa ter uma resposta para sociedade”, completou.

Debate- Candidatos ao Senado (74)

O candidato Elmano Férrer comentou que tem mais de 50 anos de prestação de serviço público e que defende uma gestão de controle dos governates. “Estou aqui de mãos limpas, é preciso o controle social sobre a postura daquele que exerce um serviço público”, disse.

Gustavo Henrique, afirmou que se deve ter ética na política, citando o caso de que jamais permitiria que um filho prestasse concurso público durante seu governo.

Wilson Martins pediu direito de resposta e se desculpou com os piauienses por que o debate que era para ser de propostas para Senado Federal se tornou em um debate de acusações.

Publicidade

O candidato Elmano Férrer, respondeu o questionamento do internauta Neri Santos, sobre os casos de suicídio, violência contra mulher e homossexualismo. “Os direitos humanos estão assegurados na Constituição e é preciso avançar mais nas busca por direito. Foram criadas delegacias de proteção à mulher. Os direitos são iguais para todos”, contou.

Debate- Candidatos ao Senado (107)

Aldir Nunes, comentou a resposta de Elmano Férrer, disse que a violência não é gerada pelo fato de ser diferente, mas sim por conta da desigualdade social. “A violência é uma questão de classe”, disse.

Elmano Férrer fez questão de frisar os avanços do Brasil nos direitos humanos. “Queremos chegar ao Senado como senador de todos. Queremos conversar com todos”, pontuou.

O candidato Aldir Nunes, respondeu a pergunta do internauta Joniel Lopes, a respeito dos projetos para o esporte do Piauí. “O esporte tem que ser acompanhado da vida, nós os comunistas queremos dizer que nos estatizaremos todas as empresas que se relacionem com a vida. Por que a vida é água, é alimento. Nós vamos tentar bloquear a privatização da Cepisa e da Eletrobras. Vamos fazer política de reforma agrária radical. O direito público é para os pobres”, afirmou.

Debate- Candidatos ao Senado (93)

Wilson Martins disse que teve a oportunidade de fomentar o esporte do Piauí e trabalhar junto com as escolas para construir e reformar centenas de ginásios esportivos. “Criamos a coordenadoria da juventude para acompanhar de perto a melhora na qualidade de vida dos jovens”, declarou.

Publicidade

Em sua réplica, o candidato Aldir Nunes disse que vai acabar com o empregado terceirizado.

O último candidato a responder a pergunta enviada pelas redes sociais foi o candidato Wilson Martins, sobre o plebiscito popular que visa a reforma do sistema político enviada pelo internauta Ítalo Brandão. “Não se faz necessário plebiscito para se fazer essa reforma. Nosso sistema político eleitoral está ultrapassado ou se faz um sistema único ou o processo continuará como está, mas não podemos viver como vivemos agora. Vamos construir uma saída para financiamento público para uma campanha, que será um remédio maior pra eleições de qualidade”, afirmou.

Debate- Candidatos ao Senado (90)

Gustavo Henrique concorda que deve haver uma ampla reforma política.
Atualizado às 13:55

O segundo bloco foi marcado com perguntas de candidato para candidato, quem iniciou foi o candidato Wilson Martins que começou a rodada questionando o ex-prefeito Elmano Férrer sobre o que ele conhece do Pacto Federativo. O candidato respondeu destacando que é formado em direito e já trabalhou nos três níveis de governo. “Eu trabalhei nos três níveis de governo, federal, estadual e municipal e sempre considerei que há uma injustiça muito grande no Brasil, e esse é um tema que cabe ao senado discutir. 84% das pessoas concentram-se nos aglomerados urbanos, e são nas cidades que acontece os grandes problemas, e elas recebem menos de 14% de todas as receitas. Assim nos temos que discutir um novo pacto federativo, é um dos temas mais importantes, pois me empolga como senador. O candidato Wilson Martins respondeu alegando que o pacto é um contexto de vários que tem que ser questionados no Congresso. “O mais importante é a reforma tributária que é fundamental porque o governo centraliza todos os impostos.”, falou. O candidato Elmano destacou que as reformas tributárias são importantes mas são pontuais.

Debate- Candidatos ao Senado (40)

Debate- Candidatos ao Senado (80)

Logo em seguida, o candidato Elmano Ferrer escolheu o candidato Gustavo Henrique para responder a pergunta.“Como senador que propostas você apresentaria no Congresso referentes a políticas públicas e geração de emprego e renda para nosso Estado?”. Gustavo Henrique respondeu que a política pública atual no Estado está deficiente com vários estabelecimentos fechados. “O que nos vimos foram empresas fechadas, me deparei com uma fábrica bem conhecida de velas se estabelecendo em Timon pela falta de apoio, eu tenho viajado muito com o candidato Mão Santa e vimos hospitais fechados, tem delegacia que não tem nem porta. Como Senador temos que defender a permanência do nosso povo, vamos propor leis mais rígidas que dizem respeito a reformas tributarias para que possamos garantir repasses mais justos.” relatou. Elmano Férrer completou que é através dessas políticas públicas que vai se investir e recuperar vários problemas, como a Universidade Estadual que está sucateada. O candidato Gustavo Henrique completou relatando que falta uma ética na política do Estado.

Publicidade

Debate- Candidatos ao Senado (99)
Continuando a rodada, o candidato Gustavo Henrique, questionou Aldir Nunes, sobre a educação no Piauí, que relatou que a educação em tempo integral tem que ser melhorada, pois integral não significa um depósito de crianças, e sim onde o aluno estuda, se diverte e aprende. Gustavo Henrique completou afirmando que sem educação não se tem futuro, a saúde só está boa na educação para quem tem dinheiro, e vai atrás disso junto com o governador Mão Santa que foi um dos melhores governadores que o Piauí já teve. O candidato Aldir Nunes finalizou: “A saúde deve ser universal e publica, nenhum dinheiro publico para saúde particular, e isso nós vamos conquistar, o SUS no papel é excelente, mas só no papel. É isso que se deve tratar no Congresso Nacional.”, disse.

Debate- Candidatos ao Senado (75)
Para finalizar o segundo bloco,  o candidato Aldir nunes perguntou para Wilson Martins sobre como está sua moral para se candidatar ao Senado sendo que o mesmo colocou sua mulher no TSE. Wilson respondeu: “Eu não nomeei ninguém, se o candidato quer saber transparência e fiscalização eu falo. O Piauí nunca teve uma gestão com tanto controle como na nossa gestão, passamos de 24° a 4° lugar na transparência, Na nossa gestão, o Piauí não teve nenhum escândalo, nos implementamos um modelo de gestão pública pautado em metas que transformou o nosso Estado como um dos mais avançados na gestão de emprego e renda.”, falou. Aldir Nunes continuou acusando o candidato que respondeu afirmando que esse não é um modelo de debate para o povo do Piauí.

Debate- Candidatos ao Senado (91)
Atualizado às 13:09

Os candidatos Aldir Nunes (PCB), Gustavo Henrique (PSC), Elmano Férrer (PTB) e Wilson Martins (PSB) participam do primeiro debate com candidatos ao Senado pelo Piauí e durante o primeiro bloco responderam a pergunta da apresentadora Maia Veloso: Por que o senhor quer ser senador?

IMG_8917

O candidato Gustavo Henrique, afirmou que se caso eleito for,  irá registrar metas em cartório, que caso não sejam cumpridas implicará sua renuncia automaticamente. “Quero ser candidato para bem representar o Estado do Piauí, independente de governador e presidente. Eu irei registrar em cartório cinco metas, esse mandato será do povo. Quero primeiro representar bem o Estado, depois destinar todas as emendas alocadas para o Piauí e investir metade dos recursos na educação, saúde e segurança”, declarou o candidato.

IMG_8935

O ex-governador e candidato ao Senado, Wilson Martins, agradeceu a Deus e ao povo do Piauí por ter sido governador e disse que almeja ser senador para fazer valer a vez e a voz do Piauí. “Queremos fazer valer o direito do povo do Piauí. O senador do Piauí tem que representar as forças. Eu quero não só articular, não só discutir, mas liderar projetos importantes que devem ser solucionados de forma imediata”, disse.

IMG_8937

O militante de esquerda e candidato do PCB ao Senado, Aldir Nunes, fez uma homenagem a Plinio de Arruda Sampaio que faleceu há pouco tempo e que pretende modificar a forma de fazer política no Piauí. “Sou candidato para evitar que o Senado continue sendo um depósito de oligarquias políticas e um balcão de negócios. Aqui começa uma luta da esquerda brasileira rumo a uma constituinte livre e soberana que será conquistada nas ruas”, afirmou.

IMG_8920

O candidato do PTB, Elmano Férrer, agradeceu a oportunidade promovida pelo Sistema Meio Norte de Comunicação e a todos os piauienses e citou sua trajetória no Piauí há mais de 40 anos. “Creio que a experiencia vivida nesse Estado, conhecendo sua gente, seus problemas, creio que armazenei conhecimento para pleiteia esse cargo, quero ser um senador trabalhador que reúna as condições para representar bem as pessoas do Estado do Piauí”, completou.

Publicidade

IMG_8913IMG_8965

Atualizado às 13:04
Chegaram para participar do debate o candidato do PSB, Wilson Martins acompanhado de seu candidato a suplente Coronel Edvaldo Marques e o candidato do PTB Elmano Férrer.

Eles disseram que a expectativa é muito grande e que vão mostrar suas propostas e responder as perguntas feitas pelos internautas. “Nós vamos mostrar nossas propostas para o Piauí”, declarou o ex-governador Wilson Martins. Os candidatos já estão na sala de estar que é o cenário do debate da Rede Meio Norte.

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS