Requerimento é aprovado e três projetos são apresentados em sessão da Câmara de Patos do PI
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 15/04/19

Requerimento é aprovado e três projetos são apresentados em sessão da Câmara de Patos do PI

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou no último sábado, 13, mais uma sessão ordinária. Os trabalhos foram presididos pela vereadora Zuleide Valdete da Costa.

Na sessão, foi aprovado por unanimidade entre presentes, um Requerimento, de autoria do  vereador José Hélio, solicitando uma inspeção minuciosa de segurança, revisão periódica e limpeza da galeria da barragem Poço do Marruá, acompanhado por uma autoridade local.  O documento é direcionado a Agência Nacional de águas-ANA e o Instituto de Desenvolvimento do Piauí-IDEPI, responsáveis pela segurança e manutenção das barragens no Piauí.

Segundo o parlamentar, diante da magnitude da estrutura física da barragem poço de marruá faz-se necessário uma fiscalização in loco intensiva e a manutenção periódica, uma vez que se  vivência situações de tragédias pelo Brasil.  “Quantas Marianas,  Brumadinhos, Algodões ainda precisam acontecerem para que providências cabíveis sejam efetuados em relação a segurança das barragens. Precisa haver fiscalização, manutenção e nos do poder público precisamos acompanhar de perto”, disse ele que enfatizou a importância de criar uma comissão municipal para fazer esse acompanhamento.

Na mesma sessão, foi apresentado o PL n°03\ 2019,  com emenda,  que abre crédito adicional especial por anulação de dotação do orçamento vigente, de autoria do Poder Executivo. E o projeto de Resolução n°02\2019, que redefine  a estrutura  administrativa da Câmara Municipal de Patos, de autoria da mesa diretora da Casa Legislativa.

Na oportunidade, ainda foi apresentado o processo de prestação de contas da Prefeitura Municipal, referente ao exercício financeiro de 2015.  Ambos os projetos seguem para as Comissões para apreciação.

No segundo expediente, os vereadores se pronunciaram. Wilson Viera, agradeceu por mais um dia de trabalho na Casa,  e justificou ausência da vereadora Luzitânia Dias, quando disse a mesma,  pediu para repassar sobre o problema da caixa de água,  em que a Agespisa tomou a decisão  de recuperar o reservatório.

O vereador ainda reivindicou a recuperação na estrada que liga o município á cidade Itainópolis, Ele também  cobrou  sobre o ônibus escolar que vem lotado com mais de 100 pessoas, onde ainda disse que é preciso um monitor para cuidar das crianças. “A super lotação desse ônibus é um risco, principalmente, no período de chuvas que as estradas estão ruins.  Que Deus nos livre se acontece algo com aquele  ônibus, a tragédia é grande, então acho que deve ser revisto essa situação”, cobrou.

O vereador ainda repercutiu sobre o vídeo divulgado sobre a barragem do município. “sobre essa questão da barragem repercutiu uma imagem ruim da nossa cidade, é o assunto mais comentado em outros municípios por onde passei, e isso prejudica,  inclusive economicamente, tendo em vista, que diminuiu o número de pessoas que vem ao nosso município nos finais de semana. Devemos juntar forças para acompanhar a manutenção da barragem, porque necessita, mas  também não corre o risco que foi mostrado, o vídeo serviu de alerta, mas é preciso saber como jogar as coisas na mídia, quem conhece lá dentro sabe que não  é aquela realidade  que o vídeo mostra”, explicou.

O vereador Adalberto Lopes, agradeceu por mais um dia de trabalho na Câmara,  e disse que espera que muitos projetos sejam aprovados em 2019 em benefício da população. Ele ainda disse que concorda com o que o colega vereador Wilson abordou sobre a barragem. Por fim, o parlamentar comentou que as estradas estão ruins, devido as chuvas, mas que acredita que o Poder Executivo vai  fazer a manutenção da mesma e informou que a limpeza  do povoado Cajueiro já está acontecendo.

Marlon Costa, iniciou agradecendo por mais um dia de trabalho na Casa, e reivindicou a recuperação das estradas.  “Próximo ao Boqueirão tem um buraco que está atolando os carros e não tem desvio, outro ponto é na estrada do Capim que está intrafegável, então esses dois locais precisam ser aterrados”, explicou.

O vereador Francisco Oseias, agradeceu as pessoas que participam da sessão, bem como, agradeceu a Deus pelas chuvas e pela fartura.  Sobre as estradas, o parlamentar disse que o período é difícil porque com as chuvas criam muitas crateras, mas logo,  o gestor vai iniciar a recuperação das estradas.

Luiz Evaristo, o Luizinho, justificou sua ausência na sessão anterior e também cobrou a recuperação das estradas. “ Os pontos mais críticos são nas localidades Morro Velho e Sacão onde a água do açude do Cajueiro já tomou a estrada e não passa mais carro pequeno,  e quero pedir aqui que  o Executivo busque uma solução,   que faça um desvio, pois a população não pode ficar ilhado do outro lado” cobrou.

Ele ainda comentou que foi  iniciado os trabalhos de limpeza das ruas do povoado Cajueiro e cobrou    que  passe uma máquina nas ruas que não tem calçamento, por que estão cheias de buracos.

 Antônio Rufino, o Tonhão, após cumprimentar a todos, justificou sua ausência na sessão passada e afirmou  que o prefeito  todos anos  recupera as estradas e esse ano não será diferente. O vereador ainda disse que a lotação do ônibus se dá porque o governador do estado não está pagando os motoristas, e por isso, os alunos  estão vindo todos no transporte do município.  Por fim ele agradeceu pelas chuvas registradas em Patos.

A parlamentar, José Hélio, o Helim,  disse que quando as chuvas passarem a recuperação das estradas serão realizadas, assim como é feito todos os anos.

Sobre o ônibus o vereador frisou que 100 pessoas  é realmente muita  gente, e que é um problema é  do estado e do município, mais infelizmente, só recai sobre o prefeito. “O próprio governador não cumpre com suas obrigações, esse ônibus super lotado vem com muitos alunos do estado, porque omemso não paga os transportes e os carros estão parados. Reconheço que dever ser feito algo, e o prefeito está fazendo mesmo não sendo de sua total responsabilidade, ele mandou recuperar outro ônibus para ajudar  no transportes dos alunos”, disse.

Com relação a barragem, Helim disse que  o vídeo ajudou, mesmo ele achando que não deveria ter sido rotulado da forma que foi, mas chegou as autoridades competentes o que importante. Por fim, ele agradeceu pelo inverno.

Zuleide Costa  informou que atendendo as reivindicações enviará o projeto 02\2019 para as duas Comissões.   Ela ainda agradeceu a Deus por mais um dia trabalho  na Casa e ao assessor, Carlos José, pela colaboração na sessão.

Ela destacou que  seu trabalho à frente da mesa diretora  é para  contribui com o  bom andamento da Casa. “Que eu possa sempre contribuir com  melhorias para  Câmara, esse é meu trabalho, somar e não atrapalhar, onde procurarei sempre o diálogo. Minha forma de trabalho é essa, precisamos manter o diálogo, saber ouvir e entender e ter compressão nas decisões”, finalizou .

Além dos vereadores, participaram da sessão, o secretário de Finanças, Iranildo Marques, o  ex-vereador, Chico de João Grande e o assessor jurídico, Carlos José da Silva, o Carlinhos.

 

Veja fotos:

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

POLÍTICA

Fundado com as bandeira da ética e da honestidade, PT acumula condenados por corrupção

“Ou a gente acaba com eles, ou eles acabam com o Brasil. Xô, corrupção. Uma campanha do PT e do povo brasileiro.” A frase fez parte de uma propaganda política veiculada,

POLÍTICA

Bolsonaro ironiza cobertura sobre indicação de ‘amigo pessoal’

O presidente Jair Bolsonaro voltou ao Twitter nesta sexta-feira, 11, para ironizar a cobertura da imprensa em relação à nomeação de Victor Nagem para a Gerência Executiva de Inteligência e

POLÍTICA

Lei da Ficha Limpa barra candidaturas no Piauí, aponta relatório do TRE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) divulgou o relatório final sobre o julgamento dos pedidos de candidaturas. Do total de 24 pedidos de registros indeferidos, dois forma barrados pela Lei Complementar