Connect with us

POLÍTICA

Secretários do Nordeste se reúnem para elaborar propostas de gestão

Publicado

em

Acontece nesta quinta-feira (16) em Teresina uma reunião preparatória para o Encontro de Governadores do Nordeste que será realizado nesta sexta-feira (17) na capital piauiense. Secretários de segurança, ciência e tecnologia e previdência social discutem temas que serão debatidos pelos chefes dos nove estados.

Segundo o secretário de justiça do Piauí, Daniel Oliveira, a reunião tem o objetivo de agilizar a condução dos trabalhos dos governadores. Além disso, ele destaca que o debate é importante porque será possível conhecer ações que obtiveram êxito e podem ser compartilhadas entre os estados.

Encontro de secretários antecedente a reunião dos governadores dos Nordeste (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
Encontro de secretários antecedente a reunião dos
governadores  (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

Para o secretário de justiça do Ceará, Hélio Leitão, os gestores devem debater sobre a humanização dentro dos presídios, assim como encontrar uma forma de reduzir a população carcerária.

“No nosso estado tivemos um aumento significativo no número dos detentos nos últimos anos. O percentual foi de 9%. Temos que reduzir essa taxa”, comentou.

O secretário de segurança de Sergipe, Antônio Filho, revelou que o número da população carcerária na região Nordeste é 160% maior do que a média nacional. “Isso prejudica a ressocialização dos presos. Temos que combater as causas que levam às prisões e por isso estamos aqui. Vamos encaminhar um documento com nossas demandas e entregar aos governadores para buscar apoio do governo federal”, disse.

Já na área de previdência, o encontro teve início falando sobre as aposentadorias de militares e professores. A dívida dos estados neste setor também foi debatida. “Temos que encontrar uma maneira de resolver os problemas das aposentadorias dos servidores estaduais. Todos os estados têm problemas neste sentido. Temas como as compensações, depósitos judiciais e regimes próprios são nossas preocupações”, declarou a vice- governadora, Margarete Coelho.

Publicidade

Após o encontro de secretários será realizada uma reunião com representantes dos ministérios da justiça, Previdência Social e Ciência e Tecnologia.

 

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS