Senado Federal aprova voto distrital para vereadores
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 22/04/15

Senado Federal aprova voto distrital para vereadores

Os vereadores de municípios com mais de 200 mil eleitores poderão ser escolhidos por voto distrital. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou a mudança prevista no projeto PLS 25/2015 nesta quarta-feira (22).

Pela proposta do senador José Serra (PSDB-SP), as cidades deste porte serão divididas em distritos, em número igual ao de vagas na Câmara Municipal. Cada distrito elegerá um vereador por maioria simples (50% dos votos mais um). O candidato mais votado será o eleito.

O texto prevê que o partido ou coligação possa registrar apenas um candidato por distrito e cada vereador terá um suplente. Os Tribunais Regionais Eleitorais serão responsáveis por definir os distritos, observando a continuidade do território e a igualdade de voto.

O relator na CCJ, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), leu seu voto favorável ao projeto e conseguiu aprovar uma emenda para excluir dispositivo que previa o fim da propaganda eleitoral dos candidatos a vereador.

Apesar de haver dificuldade técnica para divulgar a propaganda eleitoral focada no distrito,  Eunício Oliveira disse que caberá aos partidos definir quais distritos e candidatos devem ter prioridade.

Se não houver apresentação de recurso para que a matéria seja examinada pelo plenário do Senado, a proposta segue direto para a Câmara dos Deputados. A expectativa é que a proposta seja decidida a tempo de valer para as eleições de 2016.

Fonte: Agência Brasil

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

POLÍTICA

Após proposição da deputada Teresa Britto, ALEPI promove sessão para alertar sobre o consumo excessivo de álcool

A Assembleia Legislativa realizou na manhã de hoje (02) uma sessão solene para alertar sobre o consumo excessivo de álcool e para marcar o Dia Mundial de Combate às Drogas

POLÍTICA 0 Comments

Do Piauí, deputado Maia Filho propõe criação de Fundo Nacional de Apoio à Região do Rio Guaribas

O deputado federal Maia Filho (PP-PI) apresentou na última terça-feira, 09,  o Projeto de Lei Nº 5947/2016 que institui o Fundo Nacional de Apoio à Região do Rio Guaribas (Funguaribas) e

POLÍTICA

Kleber apresenta Severo Eulálio candidato a deputado estadual

O prefeito de Picos, Kleber Eulálio (PMDB), reuniu seus correligionários na noite de ontem, quinta-feira, 24, para a apresentação de seu filho, o advogado Severo Maria Eulálio Neto, como candidato