Connect with us

POLÍTICA

Senadora Regina Sousa já visitou 18 cidades discutindo reforma política

Publicado

em

A senadora Regina Sousa(PT-PI) está percorrendo o Piauí para debater a reforma de política que está tramitando no Congresso Nacional. Desde fevereiro, a parlamentar já visitou 18 cidades para conversar com lideranças e militantes e ouvir sugestões sobre os principais pontos do projeto de lei.

Nesse final de semana, a parlamentar esteve em Uruçuí, Floriano e Água Branca e reuniu dezenas de pessoas que ouviram e tiraram dúvidas sobre os pontos mais polêmicos do projeto de lei. O fim do financiamento privado de campanhas é um deles. A senadora explicou que o Partido dos Trabalhadores já decidiu que não aceitará mais doações de empresas privadas em campanhas e faz um desafio aos demais partidos a fazer o mesmo.

O fim da reeleição e das coligações proporcionais é consenso entre os parlamentares. Este último item já foi aprovado no Senado. Regina Sousa explicou que a coincidência de  mandato está gerando discussões, pois não há acordo se começaria em 2018 ou em 2022. “ A proposta é que o mandato seja somente de cinco anos para todos.”  A parlamentar  informou que os senadores são contra essa proposta, mas o PT é a favor.

Outro ponto muito discutido é o voto distrital, já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado para as Câmaras Municipais. A senadora argumentou que se for aprovado para os Estados é um retrocesso e a volta do coronelismo. Em Floriano, o deputado estadual Joel Rodrigues se mostrou favorável e disse que se esse critério já estivesse em vigor no Brasil, teria sido eleito. O  ex-prefeito da cidade ficou na suplência.

Regina Sousa informou que enquanto o projeto não foi votado irá percorrer o Estado falando sobre o mesmo. E pediu aos participantes que levem o debate para os familiares, amigos porque é preciso que as pessoas discutam a reforma política. “ Se alguns pontos forem votados até outubro, como o fim do financiamento privado e coincidência de mandatos já será um grande avanço na democracia brasileira”, finalizou.

Publicidade

 

Ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS