Connect with us

POLÍTICA

Senadores piauienses estão entre os mais influentes do país

Publicado

em

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) do Congresso Nacional divulgou a lista dos deputados federais e senadores que possuem maior poder de influência no país. Desses, dois senadores são representantes do Piauí: o senador Ciro Nogueira (PP) e o senador Wellington Dias (PT).

O parlamentar progressista é apontado como sendo um bom articulador dentro do Congresso. O Diap considera articulador o parlamentar “com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso. Muitos deles exercem um poder invisível entre seus colegas de bancada, sem aparecer na imprensa ou nos debates de plenários e comissões”. Já o senador Wellington Dias (PT) é citado na pesquisa pela capacidade de formulação de propostas.

De acordo com o Diap, os chamados ‘cabeças’ são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais por se destacarem no exercício de habilidades como a condução de debates, negociações, votações, articulações e formulações. O órgão também qualifica os cabeças como sendo os parlamentares com maior senso de oportunidade, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá- las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 63 são deputados e 37 são senadores. Ainda de acordo com a pesquisa, os partidos da base de sustentação do Governo (PT, PMDB, PCdoB, PDT, PR, PSB, PP, PSD e PROS) reúnem 69% dos mais influentes do Congresso. Destes, o PT lidera com 27 nomes, seguido do PMDB, com 15. Em seguida vem o PCdoB, com seis, o PDT e o PR, com cinco cada, o PSB e o PP, com quatro cada, o PSD com dois, e o PROS com um parlamentar.

Fonte: portal O Dia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS