Connect with us

POLÍTICA

Sesapi quer aplicar ‘modelo de gestão’ do Paraná, mas antes elabora plano de emergência

Publicado

em

O governador Wellington Dias visitou no início desta semana algumas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) no estado do Paraná.  Foram visitadas uma UPA de Porte I, no município de Sarandi, e outras duas de porte II e III na cidade de Maringá. A ideia foi conhecer o modelo de gestão dessas unidades e avaliar o custo mensal de funcionamento. A escolha dessas unidades visitadas se deu por indicação do próprio Ministério da Saúde, vez que estas são referência para o país.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência e funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, tendo como objetivo de diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.

Wellington Dias explica que essas visitas surgiram de discussões no Fórum de Governadores onde muito se falou sobre o funcionamento dessas unidades e a necessidade de repactuação no custeio.  “Queremos que a população tenha atendimento de qualidade, mas sem estrangular os municípios e estados”, ressaltou.

Diante do que foi constatado, como explicou o secretário estadual de Saúde, Francisco Costa, o modelo de gestão dessas unidades comprovou a necessidade de uma repactuação do custeio pelo ministério para manutenção das UPAS. “Um outro ponto positivo é que ajudou a definir qual porte de UPA e a implantação da rede de urgência em cada região do Estado”, afirmou.

Outro aspecto importante destacado pelo secretário foi a existência de consórcios públicos em saúde na área da assistência farmacêutica, consultas especializadas e procedimentos.

Publicidade

Plano de Emergência
Antes mesmo de tomar como base o modelo visto no Sul do país, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, reúne nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), a equipe do Ministério da Saúde e técnicos da Sesapi para a elaboração do plano de ação emergencial para os próximos 90 dias, assim como um plano estratégico para o ano de 2015. Temas como Redes de Atenção à Saúde, Rede Cegonha e de Urgência e Emergência serão abordados na oficina.

O evento terá abertura nesta quinta-feira (22), em Teresina, e integra a Política Estadual de Humanização (PNH) da Atenção e da Gestão em Saúde no Piauí.

Francisco explica que a prioridade é “dar atenção especial ao Rede de Urgências e Emergências (RUE) e o Rede Cegonha”. A regionalização dos hospitais do interior do Estado é outro tema que também será discutido, além de Redes de Atenção Psicossocial, de Atenção à Pessoa com Deficiência e de Atenção às Doenças Crônicas.

Essa oficina é resultado de reunião realizada entre o governador Wellington Dias, o secretário da Saúde, Francisco Costa e o ministro da Saúde, Artur Chioro, durante visita ao Ministério da Saúde, realizada no dia 6 de janeiro, em Brasília, quando a pasta reconheceu o estado de emergência na saúde do Piauí.

Fonte: Com informações do site do governo

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS