Connect with us

POLÍTICA

STF decidirá sobre Parlamentarismo no Brasil; saiba detalhe da proposta

Publicado

em

Tramita no Supremo Tribunal Federal, Ação que poderá mudar o sistema de governo no Brasil. Trata-se, de uma consulta feita pelo Partido dos Trabalhadores(PT), ajuizada em 1997, pelo deputado federal Jaques Vagner, hoje ministro da Casa Civil, na gestão do então presidente Fernando Henrique Cardoso. O relator é o ministro Teori Zawaski. Se o Supremo Tribunal Federal autorizar, o Congresso poderá aprovar uma emenda constitucional criando o Parlamentarismo no país, sem precisar de plebiscito. Isso já aconteceu em 1961, quando Jânio Quadros renunciou e Tancredo Neves acabou sendo escolhido 1º Ministro. Depois, o presidente João Goullart fez um plebiscito e restaurou o presidencialismo. Em 1993, os brasileiros rejeitaram o parlamentarismo através de um plebiscito. O julgamento dessa Ação poderá ocorrer até o final desta semana.

OMISSA
A questão foi levanta pelo PT em 1997, porque a constituição de 1988 é omissa quanto a questão do parlamentarismo. “Essa figura não consta nas clausulas pétreas, daí a consulta a corte suprema”, diz o advogado e presidente do Real Democracia Parlamentar no Piauí, Antônio Sarmento.

COMO FICA
Se o STF liberar e o Congresso aprovar o parlamentarismo, a presidente Dilma Roussef não perde o cargo, mas perderá poder. “Ela deixará ser chefe de Governo, passando apenas a exercer o honroso cargo de Chefe de Estado, tal como a rainha da Inglaterra que reina, mas não governa”, diz Sarmento.

SAÍDA SEM TRAUMAS
Na 4ª feira, 9, uma reunião na casa do senador Renan Calheiros com a presença de vários senadores, inclusive da oposição e do ex-presidente José Sarney, essa idéia foi discutida. Para esse grupo, essa é uma saída sem traumas para evitar o impeachment.

CAFÉ, JÂNIO, GETÚLIO E COLLOR
No dia seguinte a reunião, em entrevista ao Jornal do Brasil(on line),o ex-presidente José Sarney declarou que o governo Dilma acabou. “Ela caminha para o mesmo fim dos presidentes Getúlio, Café Filho, Jânio ou Collor”, disse Sarney.

Publicidade

MEMÓRIA
Getúlio se matou com um tiro no peito em 1954. Café Filho, seu vice, adoeceu, se licenciou e não voltou (1955). Jânio Quadros renunciou(1961) e Collor sofreu o impeachment, tendo renunciado minutos antes da votação em 1992.

É O FIM
Porta voz do presidente do Senado, o senador Romero Jucá(PMDB/RR), declarou ao Jornal do Brasil on line que o governo Dilma está no fim e vaticinou: “ela tem no máximo quatro meses de comando”.

SDD VAI DESAPARECER
O Solidariedade vai desaparecer do cenário político local. O partido tem três vereadores na Câmara Municipal de Teresina e um deputado federal, que inclusive é seu presidente regional.Todos vão sair.

PARA ONDE VÃO
O vereador Waldemir Virgínio, presidente municipal do SDD em Teresina e a vereadora Celene Fernandes vão para o PRP do deputado Francis Lopes. O vereador Ananias Carvalho foi para o PDT. Já o deputado federal Mainha volta para o PP de Ciro Nogueira.

QUEM QUER
Nos bastidores, dois políticos querem o comando do Solidariedade no Piauí. O ex-governador Mão Santa e o deputado estadual Robert Rios. Mão Santa saiu do PSC e Robert está no PDT que apóia o PT em nível nacional e estadual.

Publicidade

1º LUGAR
O River pode se classificar em 1º lugar no seu grupo para a 2ª fase da Copa do Nordeste. Basta vencer o Fortaleza dia 23 no Albertão e torcer por uma vitória do Botafogo da Paraíba sobre o Sport do Recife em Recife. É difícil, mas não impossível.

TEJE PRESO, TEJE SOLTO
O caso do piauiense Halisson Carvalho, o é no mínimo contraditório. O homem foi condenado a prisão e no mesmo dia solto pela mesma corte, o TRF da 1ª Região. Mas, há que se informar, que isso decorre da aplicação lei, porque o tamanho da pena não implica em prisão.

NOTAS & NÓTULAS
*A sede do PV do Piauí amanheceu pichada neste sábado. A presidente, vereadora Teresa Brito acusa grupos extremistas depois que o senador Álvaro Dias se filiou ao partido.
*Domingo, 13 de março, dia da Batalha do Jenipapo e também de sair as ruas.
*A juíza Maria Priscilla tirou o sono do ex-presidente Lula. Decretou segredo de justiça no pedido de prisão e disse que vai demorar decidir.
*Do jeito que está nossa corte suprema, não será surpresa se ela autorizar o parlamentarismo sem plebiscito.
*E o nosso querido Flamengo, hein, mais de 800 minutos sem fazer um gol. Quem sabe, nesta 2ª feira, desencante contra o River nas semifinais do campeonato.
*Dona Dilma diz que não renuncia. Getúlio, Café Filho, Janio e Collor também disseram, segundo Sarney.
*Apareceu quem faltava na Lava Jato: a ex-ministra Erenice Guerra que é casada com um piauiense de Curimatá.

Blogueiro: Pedro Alcântara\180Graus

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS