Subconcessão da água vai ser iniciada no interior do Piauí
Publicado por: Francieldo Araújo | Data: 04/03/19

Subconcessão da água vai ser iniciada no interior do Piauí

As cidades de Floriano e Picos devem ser as primeiras do interior do Piauí a iniciarem o processo de subconcessão dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto. A informação foi confirmada na última sexta-feira (1º) pelo governador Wellington Dias, que afirmou que o modelo adotado vai ser semelhante ao que já está em vigor em Teresina.

“O modelo vai ser semelhante ao adotado em Teresina, ou seja, a empresa vencedora sabe que o sistema continua publico, ela faz os investimos, e ao final de 30 anos tudo que foi investido se reverte em função do estado, ou se faz a renovação. Quando é feito o sistema, cada município autoriza. vamos lançar nos municípios que autorizarem, e vamos deixar, pelo edital, a abertura para quem quiser aderir a celebrar o seu contrato”, explicou Wellington.

Ainda de acordo com o Governador, inicialmente, a cidade de Parnaíba deve ficar de fora dos projetos de subconcessão. Recentemente, o Prefeito Mão Santa (SD) anunciou o cancelamento do contrato com a Agespisa, decisão que foi revista pelo Tribunal de Justiça do Piauí. Wellington afirmou que por conta dos impasses, a região do litoral deve ficar de fora dos projetos “Estou deixando de fora essa área para não ter maiores conflitos”, disse.

Na avaliação de Wellington o processo de subconcessão, iniciado na capital em 2017, já começa a dar bons resultados, inclusive do ponto de vista financeiro. “O Estado, da sua parte, deixa de colocar um volume grande de recursos. Chegamos a colocar algo perto de R$ 120 milhões por ano, para poder dar sustentabilidade ao nosso sistema. Agora, nesse instante é algo perto de 40 milhões por ano, ou seja, houve uma redução significativa. Daqui a pouco nós vamos ter receita decorrente desse sistema, tanto o estado como a Prefeitura de Teresina” , afirmou.

 

 

Fonte: O Dia


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

POLÍTICA

No Dia do Professor, ministro da Educação visita escola destaque do Piauí

No dia do professor, o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, esteve nesta quinta-feira (15) na Unidade Escolar Agostinho Brandão, em Cocal dos Alves, Norte do Piauí. Mercadante veio inaugurar as

Ministério da Saúde suspende recursos para ambulâncias de Picos

Em portaria publicada no dia 11 de maio deste ano, o Ministério da Saúde suspendeu a transferência de repasses financeiros no valor de R$ 51.625,00 para o município de Picos.

POLÍTICA

Lula envia carta aberta em solidariedade ao presidente da OAB

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, enviou nesta terça-feira, 30, uma carta aberta a Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na