Connect with us

Picos

Subconcessão da água vai ser iniciada no interior do Piauí

Publicado

em

As cidades de Floriano e Picos devem ser as primeiras do interior do Piauí a iniciarem o processo de subconcessão dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto. A informação foi confirmada na última sexta-feira (1º) pelo governador Wellington Dias, que afirmou que o modelo adotado vai ser semelhante ao que já está em vigor em Teresina.

“O modelo vai ser semelhante ao adotado em Teresina, ou seja, a empresa vencedora sabe que o sistema continua publico, ela faz os investimos, e ao final de 30 anos tudo que foi investido se reverte em função do estado, ou se faz a renovação. Quando é feito o sistema, cada município autoriza. vamos lançar nos municípios que autorizarem, e vamos deixar, pelo edital, a abertura para quem quiser aderir a celebrar o seu contrato”, explicou Wellington.

Ainda de acordo com o Governador, inicialmente, a cidade de Parnaíba deve ficar de fora dos projetos de subconcessão. Recentemente, o Prefeito Mão Santa (SD) anunciou o cancelamento do contrato com a Agespisa, decisão que foi revista pelo Tribunal de Justiça do Piauí. Wellington afirmou que por conta dos impasses, a região do litoral deve ficar de fora dos projetos “Estou deixando de fora essa área para não ter maiores conflitos”, disse.

Na avaliação de Wellington o processo de subconcessão, iniciado na capital em 2017, já começa a dar bons resultados, inclusive do ponto de vista financeiro. “O Estado, da sua parte, deixa de colocar um volume grande de recursos. Chegamos a colocar algo perto de R$ 120 milhões por ano, para poder dar sustentabilidade ao nosso sistema. Agora, nesse instante é algo perto de 40 milhões por ano, ou seja, houve uma redução significativa. Daqui a pouco nós vamos ter receita decorrente desse sistema, tanto o estado como a Prefeitura de Teresina” , afirmou.

 

Publicidade

 

Fonte: O Dia


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS