Connect with us

POLÍTICA

Temer quer fundo permanente para Serra da Capivara

Publicado

em

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB) entrou em defesa da criação de um fundo permanente para manutenção do Parque Nacional Serra da Capivara e ressaltou que conversou com o Presidente Michel Temer sobre a situação do Parque, que se encontra ameaçado de fechamento por falta de investimentos.

Na última terça-feira (16), a pesquisadora Nièden Guidon, comunicou à Unesco que estava deixando a presidência da Fundação Museu do Homem Americano – FUNDHAM, instituição responsável pela manutenção do parque e que, desde 2014, não tem recebido recursos suficientes para manter o patrimônio.

“O presidente tomou algumas providências imediatas, inclusive sensibilizando o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. Mas nós estamos fartos de soluções emergenciais. O que precisamos é criar um fundo permanente que dê sustentação àquele Parque”, disse Heráclito, que também destacou a determinação e força da pesquisadora.

Deputado federal Heráclito Fortes durante sessão na Câmara Foto: Ascom

“O Parque vem sobrevivendo, ao longo dos anos, graças à luta e determinação da professora Niéde Guidon, em benefício daquela região. Mas este deve ser um compromisso de todos nós, porque o Parque é um patrimônio da humanidade”.

Nesta semana, o Ministro Sarney Filho anunciou a liberação – até o final do ano – de R$ 900 mil para evitar o fechamento do parque. “Fico muito contente em ver esse primeiro passo e a solução emergencial anunciada pelo Ministro Sarney e pelo presidente Temer, mas eu gostaria que este assunto não fosse recorrente. Isso não aconteceria se nós tivéssemos, como em alguns outros parques Brasil afora, um fundo específico e determinado para solucionar essa questão”, concluiu.

Publicidade

Fonte: Ascom

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS