Connect with us

POLÍTICA

Treze delegados se afastam para disputar prefeituras e câmaras

Publicado

em

 A Delegacia Geral da Polícia Civil confirmou o afastamento de 13 delegados em Teresina e no interior do estado que vão disputar as eleições municipais como candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador. Embora boa parte dos delegados exerçam hoje funções administrativas, pois são cedidos a gabinetes de deputados na Assembleia Legislativa e a outros órgãos, o afastamento deles das funções reduzirá ainda mais o número de policiais em atividade no Piauí.

Pela legislação eleitoral, os delegados tinham até o dia 31 de março para se desincompatibilizarem dos cargos. Pelo menos dois dos treze delegados pretendem disputar a vaga de prefeito – é o caso do ex-deputado federal Marllos Sampaio, que estava em Valença e será candidato em Esperantina, e de Eduardo Ferreira, de Parnaíba, que vai disputar a Prefeitura de Luís Correia, no litoral piauiense. O delegado de Alto Longá, Paulo Pires, também se afastou e será candidato a vice-prefeito em Altos.

Os delegados Ademar Canabrava (PTdoB), que respondia pelo 12º Distrito Policial em Teresina; Samuel Silveira (PSDB), James Guerra (PMDB), Jetan Pinheiro (PT), Emir Maia (PTdoB) vão ser candidatos a vereador na capital. Samuel Silveira e James Guerra estão afastados das funções cedidos para a Prefeitura de Teresina e Assembleia Legislativa. Jetan Pinheiro e Emir Maia estavam na Delegacia Geral e Delegacia de Direitos Humanos, respectivamente.

O delegado de Esperantina, Mauro André, será candidato a vereador. O delegado de Inhuma, Luís Alberto, também disputará uma vaga na Câmara Municipal. O delegado Francisco Rodrigues, da Delegacia do Silêncio, em Teresina, tem a mesma pretensão. O delegado de Fronteiras, Rodrigo Morais, será candidato a vereador em Santa Luzia, na Paraíba. E Ro-drigo Melo, que estava em Parnaíba, disputará a reeleição de vereador no município de Ibiapina, no Ceará.

O delegado geral de Polícia Civil, Riedel Batista, reconheceu a dificuldade que o afastamento dos delegados trará para o trabalho da Segurança Pública no estado. O Piauí tem hoje cerca de 130 delegados de Polícia Civil na ativa. Segundo ele, a Secretaria antecipou a convocação de 25 novos delegados para distribuir em várias regiões e suprir as deficiências, sobretudo onde estão saindo os delegados para ser candidatos.

Diário do Povo

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS