Connect with us

POLÍTICA

Veja como foi o último debate com os candidatos ao Governo do Piauí realizado pela MN

Publicado

em

Atualizado às 15:26

O último bloco do debate com os candidatos ao Governo do Piauí foi marcado pelas considerações finais dos candidatos. Quem começou o seu discurso foi o candidato do PT, Wellington Dias. “Eu quero agradecer a Deus, a minha família, o meu povo que me ajudou a suportar toda essa baixaria que enfrentei e enfrento nessa campanha, mas quero levar na memória essa imagem alegre da minha campanha. Quero pedir esse voto de confiança a você que ainda não tem uma decisão formada. Quero agradecer a militância aguerrida e pedir a todas as pessoas que me ajudem a fiscalizar em todo o dia 05 para que tenhamos uma eleição limpa. Quero estar integrado com a presidente Dilma, integrado com os municípios, queremos trabalhar para que tenhamos obras para o desenvolvimento econômico, social, garantir ainda aquilo que é necessário para estruturar melhor os municípios, é isso que vamos fazer a partir de janeiro”, declarou.

Em seguida o candidato Zé Filho agradeceu ao sistema Meio Norte e falou durante dois minutos. “Eu quero primeiro agradecer a Deus pela oportunidade de nos dar para disputar essa eleição, cada beijo, cada abraço que tenho recebido no interior do Estado. Parabenizar os candidatos, a TV Meio Norte. Dizer ao povo que o Piauí entende que nos estamos fazendo a verdadeira mudança, com educação de tempo integral, saúde, investimentos na segurança. E o mais importante quero dar um recado para as pessoas que estão indecisas que se der uma chance para o Zé, você leva a eleição para o segundo turno, e se levar você vai ter a condição de analisar melhor ainda os candidatos que irão para o 2° turno, porque se nós tivermos essa oportunidade você vai ver quem está falando a verdade. Quem quer um Piauí mais justo, mais igualitário, vamos a luta, vamos a vitória”, afirmou.
IMG_1575

“Aqui é um jogo, no dia 5 de outubro você vai poder decidir que projeto de Estado você quer para o Piauí, se é um estado que já foi governado por esses candidatos que já tiveram suas oportunidades, no retorno das velhas e novas oligarquias, se você que um estado que priorize um agronegócio, ou se você quer um estado participativo com você decidindo as ações do Governo. Se você quer um estado que dialogue frequentemente, você tem uma opção, vote no 50. O povo não tem preço, o voto tem consequência, são quatro anos de lamentações por votos errados, por isso reflitam e vote no 50 para ter uma mudança real no Piauí”, falou.

Para finalizar o debate transmitido pela Rede Meio Norte, o candidato Mão Santa fez as suas considerações. “Eu vos agradeço por ter coragem para combater o bom combate, tirar o nosso Piauí da mentira, da corrupção da desesperança, eu estou pronto para reconstruir o Estado, eu sei das dificuldades, mas nos estamos aqui acreditando que essa eleição nós vamos nos libertar como no passado. Nós queremos oferecer a nossa experiência, a nossa luta, o meu amor ao Piauí, quem ama cuida, eu vou cuidar dos idosos, das crianças, da juventude que o governo não ampara, e votar em Mão Santa não é dar um salto no escuro, votar em Mão Santa e Adalgisa é ter um encontro com o amor, com a família e vamos juntos reconstruir o Piauí”, finalizou.
IMG_1591

Atualizado às 15:15

IMG_1374

No terceiro bloco, em que candidato pergunta para candidato, Mão Santa foi o primeiro a ter o direito de perguntar e escolheu Maklandel Aquino para responder sobre seu posicionamento em relação as pesquisas eleitorais.

Publicidade

IMG_1365

O candidato do Psol, afirmou que as pesquisas não representam o real sentindo da política. “É importante ressaltar que essas pesquisas refletem o resultado daqueles que as contrataram através dos candidatos que tem mais poder aquisitivo e apoio de empresas privadas. È importante fazer reflexão que esses candidatos que estão no topo das pesquisas não refletem a real mudança que você piauiense necessita e essa mudança só virar com o voto no 50”, afirmou.

Na réplica, Mão Santa, disse que dos sete candidatos que disputam o governo do Estado, os piauienses vão saber escolher quem realmente é o melhor para população do Piauí.

Maklandel Aquino, disse que “os candidatos que estão no topo das pesquisas compradas, são os que tem mais tempo e visibilidade na mídia”. Logo depois, o candidato se direcionou ao candidato Wellington Dias, sobre a doação feita pela Suzano durante a campanha política.

IMG_1386

O candidato disse que “em respeito a população, que todas as doações foram feitas de forma que a lei assegura. Em relação a Suzano, eu defendo que o Piauí tem que ter uma empresa que invista no Estado, seja a Suzano ou qualquer outra empresa que apoie as pessoas do nosso Estado. Quero promover o empreendedorismo e garantir que tenhamos a revitalização da plantação de grãos e soja, assim como na área de irrigação”, afirmou Dias.

Aquino afirmou que o compromisso com a coisa publica será bastante rigoroso e Wellington Dias, afirmou que vai trabalhar na descentralização das áreas para ter uma maior atuação para a população. Segundo ele, sua equipe será toda renovada.

Publicidade

Wellington Dias questionou o candidato Zé Filho sobre os investimentos para a população com deficiência no seu plano de governo que representa 30% da população do Estado do Piauí.

IMG_1324

O candidato Zé Filho, afirmou que todo governo tem o dever de olhar para as pessoas com deficiência e ainda disse que atendeu muitas emendas parlamentares para essa área.
Na réplica, Wellington Dias, afirmou que no programa eleitoral de Zé Filho não há nenhuma proposta para rede de atendimento para as pessoas com deficiência.

“Candidato nós já estamos fazendo, essa é nossa grande diferença, enquanto que quando teve a oportunidade de fazer e não fez”, pontuou.

Wellington Dias, pediu direito de resposta a comissão da OAB-PI (Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí) que acompanhou o debate de dentro do estúdio e concedeu o benefício ao candidato que afirmou que quem tem Deus no coração pode aguentar essas ofensas e usa isso apenas como estratégia eleitoral. “Tentei durante toda campanha não atingir ninguém e trabalhar com a verdade”, disse.

O último a perguntar, foi o candidato Zé Filho que se dirigiu para Mão Santa, sobre os planos de governo para as obras inacabadas no Piauí. Em sua resposta, o candidato do PSC, afirmou que os desgastes para o população do Piauí foi pior do que um tsunami. “Não podemos deixar acabar com a verdade, honestidade e a dignidade, então o mal exemplo se arrasta e não podemos deixar isso continuar como está”, disse.

Publicidade

IMG_1448

Na réplica, Zé Filho, disse que “acabou o tempo de se fazer de coitadinho e que a população quer ouvir propostas”, afirmou. Mão Santa, finalizou sua fala, afirmando que é chegada a hora de todos que passaram pelo governo e tem indícios de desvio de conduta devem ser julgados e punidos.

IMG_1319

Atualizado às 14:42
O segundo bloco do debate ao Governo do Piauí foi marcado por perguntas de candidato para candidato. E quem abriu essa rodada foi Mão Santa que perguntou para Wellington Dias porque que o candidato não lutou pelo aumento de 25% da Eletrobrás no Piauí já que é senador do Estado. “Eu quero esclarecer que quando eu assumi o Governo, estava em um processo de leilão tanto a nossa Cepisa como a Eletrobras. Eu me lembro quando o Lula veio aqui, fizemos ele perceber a importância de ter uma empresa pública no Piauí. O fato é que a Eletrobras é hoje uma empresa de distribuição inédita e isso nasceu no Piauí. E sim, eu me manifestei contrário a esse reajuste, encaminhamos a Eletrobras um pedido de revisão do reajuste considerando que ele ficou muito elevado para o momento”, respondeu o candidato do PT.

Mão Santa retrucou afirmando o Wellington Dias deveria continuar no Senado, principalmente porque nesse cargo ele não está atuando como deveria, e obteve como resposta o argumento de que o povo é quem decide o resultado das eleições. “O povo que vai decidir, e é isso que vai acontecer no dia 05 de outubro, mas eu não vim aqui para falar sobre isso, vim falar de propostas. Nós vamos retomar a obra do porto, retomar o projeto de integração de ferrovias do porto, temos hoje no porto do Piauí a maior obra de ferrovia do planeta que é a Transnordestina. Quero trabalhar e viabilizar desenvolvimento para o piauiense”, falou.
IMG_1396

Logo em seguida o candidato Wellington Dias perguntou para Maklandel Aquino o que ele pretende fazer pela juventude do Piauí. “Esse mesmo perfil de jovens é o mesmo perfil da população nas penitenciárias do Estado, lá nós temos pessoas filhos de pobres, pretos que não conseguiram atingir o nível de escolaridade, e é justamente isso que nós vamos garantir a partir do dia 1° de janeiro, quero oferecer oportunidade para a prática de esportes, cultura, lazer, oportunidade nas escolhas, para poder se desenvolver e adquirir um emprego, ampliar as universidades que foram sucateadas, garantir que na Universidade Estadual tenha restaurante, casa do estudante para que eles possam garantir a permanência deles na universidade. São políticas de Estado que esses jovens necessitam para que eles possam desenvolver e possibilitar o ingresso no mercado de trabalho”, respondeu.

Wellington Dias continuou afirmando que no seu governo foram feitas várias ações para os municípios. “Na minha gestão nós tratamos de várias ações, como a que cada município possa ter um campo de futebol, e fizemos a expansão na área de educação. Na faixa entre 15 a 25 anos o número de analfabetos reduziu consideravelmente. Eu quero incentivar o Prouni, garantir o Pronatec, entre outros”, afirmou. Maklandel Aquino garantiu que o candidato do PT não estava informado com os números e afirmou que o Piauí tem um índice de 19% de analfabetos. “Eu quero garantir que esse cidadão tenha acesso a escola de qualidade porque o jovem está se perdendo por falta de oportunidades”, afirmou.
IMG_1408

Para dar continuidade a rodada, o candidato Maklandel perguntou para Zé Filho qual era a diferença dele para Wellington Dias. O candidato do PMDB respondeu: “ São duas coisas totalmente diferentes, o que acontece é um processo que está sendo defendido na justiça pelo candidato a Governador porque no tempo eu era candidato a vice. Eu não respondo nenhum processo, essas mãos são limpas, eu não tenho nenhum processo com esse tipo de coisa. Pode olhar o meu passado, podem fiscalizar, podem olhar o passado do Zé Filho. A população está votando em um candidato ficha limpa, agora tenham cuidado para não votar no chapeuzinho vermelho e eleger o lobo mau”, declarou.

Maklandel respondeu: “A legislação eleitoral diz que se você foi beneficiado pela compra do voto mesmo você sendo vice-governador você também está prejudicado. Vejam cidadãos que ele acabou de banalizar os crimes eleitorais, disse que é natural ter processo eleitoral, e eu garanto que eu não tenho. Se um candidato frauda um processo eleitoral com a compra do voto, imagine o que ele fará após eleito”, indagou. Zé Filho finalizou afirmando que não ia mais responder o candidato do PSOL, e que veio no debate para falar de propostas. “Nós estamos transformando esse estado, transformando as escolas de tempo integral, estamos melhorando a segurança pública, aumentamos as viaturas, tivemos a aquisição de um helicóptero novo, fizemos terceiro turno do hospital Getúlio Vargas, estamos reabrindo os hospitais que foram fechados. Queremos um Piauí mais alegre, um Piauí que as pessoas sintam orgulho”, declarou.
IMG_1357

Para finalizar a rodada, o candidato Zé Filho perguntou para Mão Santa como ele vai tratar a segurança pública no Piauí. “A situação está séria, até as autoridades estão sendo baleadas, imagine nós! Nós criamos uma academia de polícia militar, há oito anos não se faz vestibular na academia de polícia, apenas enganam com cursos mas não tem tenente e isso é uma preparação de quatro anos. Então vai piorar, se essa gente continuar no poder. A violência está aí, isso não é uma sociedade, é uma barbárie”, afirmou. Zé Filho respondeu declarando que muita gente já teve oportunidade e não fez e que quer a chance de resolver os problemas do Piauí.
IMG_1403

Atualizado às 14:25

Publicidade

A Rede Meio Norte promoveu na tarde desta quarta-feira (01), o último debate com os candidatos a governador da campanha eleitoral 2014, mediado pela jornalista Maia Veloso. Participaram do debate os candidatos de partidos com representação na Câmara dos Deputados, o senador Wellington Dias (PT), o governador Zé Filho (PMDB), o ex-governador e ex-senador Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa (PSC), e o professor e advogado Maklandel Aquino (Psol).

IMG_1308
No primeiro bloco, candidato perguntava para candidato com tema livre. O candidato Wellington Dias foi o primeiro a ter o direito de perguntar e escolheu o candidato Zé Filho para responder a sua pergunta sobre a violência que assola o Estado do Piauí e a falta de policiais e delegados para atuarem nas ruas.

Zé Filho afirmou que tem feito investimentos na área da segurança e a população pode ver um aumento no efetivo das polícia Militar. “Fizemos também um serviço de qualificação da PM, adquirimos recentemente um helicóptero para ajudar nas operações policiais, porém esse é um problema que atinge todo o país”, afirmou.

IMG_1278

Wellington Dias disse que a segurança desrespeita ao governo do Estado e disse ainda que em seu governo eram mantidos em atividade mais de 6 mil policiais e atualmente esse número reduziu a 4 mil.

Na réplica, Zé Filho disse que o candidato já foi oito anos governador e não melhorou em nada a segurança do Estado do Piauí. “O seu próprio ex-secretário de segurança afirmou que você não fez nada pela segurança”, disse. Na sequência o candidato do PMDB fez a pergunta sobre a geração de renda ao candidato Mão Santa.

Ele respondeu que vai incentivar o pequeno empresário, diminuindo os impostos aos micro empresários. “No meu governo, nós valorizamos as pessoas que forneciam merenda escolares e apoiamos os microempresários”, afirmou.

Publicidade

Zé Filho disse que juntamente com o apoio do Governo Federal vai usar os recursos que vem para a construção de obras para comprar os materiais de empresas do Estado e assim gerar mais lucro e renda aos piauienses.

Mão Santa afirmou que durante seu governo foi feito a valorização dos empresário do Estado e assim fez gerar renda a muitas famílias.

IMG_1283

Mão Santa se direcionou ao candidato Maklandel Aquino sobre o sucateamento da Companhia Energética do Piauí. Em sua resposta, o candidato do PSOL diz que entende que uma empresa como a Eletrobras é estratégica para o desenvolvimento do Estado.

“A Eletrobras possibilita a criação de agrovilas, capacidade de irrigação, agroindústrias e sem falar do consumo doméstico, que foi muito sacrificado recentemente com aumento na tarifa da energia, temos que reverter isso e só será possível com o resgate dessa companhia e cumpra o seu papel que é de desenvolvimento do Estado”, afirmou Aquino.

Na sua replica, Mão Santa, diz que se preocupa com a administração da Eletrobras que precisa de mais investimentos. “Muitos grupos empresários fogem do Piauí com medo de investir e a nossa preocupação é que a Eletrobras seja privatizada”, declarou.

Publicidade

IMG_1284

Maklandel Aquino, disse que dos três candidatos que estão no debate todos já foram governadores e no entanto não mostraram interesse em resolver o problema da Eletrobras. “Temos que resgatar essa empresa e eles não tem esse sentimento de resgate e esse resgate só vai acontecer com a mudança”, disse.

O candidato do PSOL perguntou se Wellington Dias acha normal se ele considera normal uma secretaria de governo e gabinete militar em um ano ter a metade do gasto destinado para a saúde pública do Estado.

“Claro que não é adequado e esses dias houve uma publicação pelo TCE que já foi pago a decoração de natal que só acontece no natal, enquanto tem hospitais fechados, delegacias sucateadas e gastos exorbitantes para buffet com dinheiro que deveria ser usado para a saúde pública. Eu acho que é uma situação irregular”, declarou Wellington Dias.

Maklandel Aquino afirmou que o gasto que fez menção se refere ao último ano do governo do petista. “Além desse descompromisso com a saúde pública, nós tivemos o fechamento da clínica do Iapep, fechamento do pronto-socorro do Getúlio Vargas e outros descasos com a saúde”, disse.

IMG_1279

Na treplica, Wellington Dias revelou que as acusações não são verdadeiras e que pode provar o contrário. “Primeiro que não é verdadeira essa informação. O que nós fizemos foi a abertura do HUT, assim como o Hospital Universitário e enquanto fui governador não faltou investimentos na área da saúde e caso eleito seja, vamos descentralizar a saúde do Estado do Piauí”, finalizou.

Publicidade

Atualizado às 13:33
O ex-senador Mão Santa acabou de chegar nas dependências da Rede Meio Norte para participar do debate, ele afirmou que o povo é quem vai decidir as eleições. “É o povo quem decide quem mente e quem não mente nesse Estado, quem mente não pode ser Governador do Piauí. Eu acho que o povo deve aprofundar e vasculhar quem mente e quem rouba, são sete candidatos então o eleitor tem que vasculhar quem é melhor para o Piauí”, afirmou.

IMG_1185 IMG_1183

Atualizado às 13:30
O senador Wellington Dias, e o governador Zé Filho chegaram na Rede Meio Norte para participar do debate que irá começar 13h50 nesta quarta-feira (01).

IMG_1122 IMG_1143 IMG_1145

Wellington Dias afirmou que é o último debate desta campanha. “É a ultima semana da fase final da campanha eleitoral, e vai ter o povo nas decisões , teremos homens e mulheres livres para exercer sua vontade e escolher a melhor decisão para o Piauí” declarou Wellington Dias afirmando que vai apresentar propostas para um Piauí mais desenvolvido e justo.

Zé Filho disse que no debate que a TV Meio Norte está oferecendo vai mostrar o que oferecer ao povo do Piauí. “Vou mostrar o que nós temos transmitido com nossas propostas, que nós queremos continuar fazendo um estado diferente, desenvolvido com segurança, mais alegre e com mais educação e saúde” , declarou o candidato.

IMG_1161 IMG_1125

Atualizado às 12:53
O candidato do PSOL ao Governo do Estado, Maklandel Aquino acaba de chegar na Rede Meio Norte para participar do debate que acontecerá nesta quarta-feira (01).

Publicidade

Ele disse que vai apresentar propostas e questionar ao governador Zé Filho, Wellington Dias e Mão Santa porque é que tiveram oportunidades de mudar o Piauí e não mudaram, e agora voltam a querer representar algo no Estado. “Nós vamos apresentar propostas mas também vamos indagar, questionar os outros candidatos que já tiveram oportunidade de fazer e não fizeram”, declarou. Também se encontram nas dependências da rede os advogados de Wellington Dias e os assessores de comunicação de Zé Filho.

IMG_1138 IMG_1136  IMG_1068

A Rede Meio Norte vai realizar, a partir das 13h50 desta quarta-feira, (01), o último debate com os candidatos a governador da campanha eleitoral deste ano, o senador Wellington Dias (PT), o governador Zé Filho (PMDB) o ex-governador Mão Santa (PSC) e o advogado e professor Maklandel Aquino (PSOL).

Esses candidatos participam do debate porque seus partidos tem representação na Câmara dos Deputados. Na frente da Rede Meio Norte, o candidato Zé Filho já colocou 30 carros de som com equipamento para divulgar seu jingles. César Vieira disse que já começaram a instalar os carros para divulgar a campanha e animar o correligionários durante o debate.
IMG_0994 IMG_0998

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS