Connect with us

Legislativo em Foco

Vereadora Linnara Benedito reivindica melhorias para Padre Marcos; Veja o que foi solicitado

Publicado

em

Cinco Requerimentos de autoria da vereadora Linnara Emily Benedito Moura-PSD, solicitando melhorias para o município de Padre Marcos foram aprovados pelo plenário da Câmara Municipal, em sessão ordinária realizada na última sexta-feira(16).

No Requerimento n° 01\2018, a vereadora solicitou ao prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, que faça gestão junto a deputada federal Rejane Dias, no sentido de que a mesma destine emenda parlamentar para a construção da ‘Praça da Bíblia’ Sagrada,  na via pública já existente em forma de praça  revitalizando-a,  localizada entre a Praça da Igreja Matriz de  Santo Antônio e o monumento marco da cidade, na sede do município, dotando-a com a  estrutura física como:  Concha Acústica para realização de eventos culturais e religiosos,   sanitários públicos, pista de caminhada, calçada de acesso para cadeirantes, e a construção de um monumento dedicado a Bíblia com placa no formato de livro contendo o salmo 33, “ Bem-aventurado é a nação cujo Deus é o Senhor”.

Segundo Linnara,  o projeto é um anseio antigo da Comunidade Cristã do município. “Além de enaltecer a escritura sagrada é objetivo voltado para eventos ecumênicos  e proclamação  do evangelho de Cristo, abrangendo todas as denominações  religiosas,  onde será recebido como presente,  lugar de encontro e para apresentações artísticas culturais. A Praça da Bíblia será o local de encontro do Povo Cristão e um referencial para as religiões, como incentivo à leitura desse Livro Sagrado e Universal que transforma e liberta. Será uma obra perene, não pelo cimento, arvores ou  sistema de iluminação, más por  simbolizar um compromisso que deverá ser renovado a cada dia nos corações dos padremarcoenses.  A Praça da Bíblia será para todos nós no hoje e no amanhã,  o testemunho de nossa fé”, destacou.

A vereadora reivindicou no Requerimento n° 02\2018,  a revitalização do Mercado Público Municipal e que o mesmo seja destinado a feira do artesanato, , bem como para quiosques, em espaço de alimentação, como estratégia  de fortalecimento  do comércio local na área central da cidade.

Em sua justificativa, a vereadora,  ressaltou que  no passado o  mercado público foi um importante centro de comércio popular. “ O  trabalho artesanal de produtos como tricô,  crochê, bordados,  pinturas em tecidos e madeira, bijuterias,  customização,  reciclagem entre outras técnicas, é um  trabalho reconhecido como geração de renda e realização pessoal de muitas pessoas que com esforço  conquistam  um no lugar no universo do trabalho”. disse.

Publicidade

Em outro Requerimento, a parlamentar, solicitou  ao prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva que seja providenciado a instalação de placas de sinalização de trânsito tamanho padrão, bem como pintura de faixas de pedestre, lombadas e tachões refletivos na Avenida José de Moura Leal para a Rua Conrado Moura no sentido de quem vem de  Francisco Macedo em direção a BR-407 em Jaicós,  passando  pela delegacia de polícia, Secretaria  de Educação e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, assim como também, nas  ruas pastor Sebastião Ferreira e Afrísio Macedo, passando obrigatoriamente em frente à Câmara,  Prefeitura, posto  do Bradesco, centro social urbano, Colégio Constâncio Carvalho,  hospital local,  seguindo pela  Avenida José de Moura Leal passando em frente a Ciretran,  Igreja Assembleia de Deus , Academia e  Ginásio Poliesportivo,  Francisco Macedo.

“A  simples falta de pintura das lombadas, e das  placas de sinalização, expõe a sério risco de acidente a condutores de motos e carros,  que  ao não visualiza-la, faz ultrapassam acima da velocidade,  ocasionando  muitas vezes danos aos veículos bem como  riscos de acidentes aos pedestres que transitam nas cidades vias”, Justificou a vereadora.

No quarto Requerimento, Linnara reivindicou  do Governo Municipal, a construção de uma praça entre o  posto de saúde e  a capela  da igreja católica, no povoado Jurema, bem como também, a pavimentação em paralelepípedo na via de acesso para a comunidade.

A vereadora disse que a construção da praça no povoado Jurema é uma medida de interesse social. “Além de um espaço físico na área de convivência comunitária e de lazer, é  ponto de referência e encontro para  a população da localidade,  proporcionando investimento de infraestrutura básica aquela comunidade” frisou.

 No último Requerimento, a parlamentar  requereu providências do prefeito Valdinar Silva, junto a presidência e supervivência do Banco do Brasil, e aos  deputados representantes do município, no sentido de garantir a reabertura   e manutenção  do serviços da Agência  do referido  Banco, na cidade de Jaicós.

Publicidade

Segundo a vereadora,  a agência atende a muitos municípios, como Campo Grande, Patos, Belém, Padre Marcos, Massapê, dentre outros,   e seu fechamento  limita e dificulta o acesso a serviços antes ofertados.  “Agência mais próxima, fica em Picos, há 98 km de distância, o que dificulta consideravelmente, os serviços para os usuários deste município. O fechamento da agência traz consequências sérias a coletividade, principalmente aos comerciantes, aposentados, pensionistas, servidores públicos e entes públicos.

Na mesma sessão, Linnara Emily Benedito Moura-PSD, ainda apresentou nove Projetos de Leis, quando na ocasião defendeu suas  matérias,   ressaltando a importância de denominar as ruas do município, além de  homenagear pessoas que fazem parte da histórias de Padre Marcos, momento em que a parlamentar se emocionou ao relembrar e homenagear pessoas  in memoria. Os projetos seguem para as Comissões para serem analisados.

Sendo eles,  O projeto de lei 01 de 2018, que denomina Praça Marcos Macedo, o atual logradouro público conhecido por  Praça do Abrigo na zona urbana de Padre Marcos;

O projeto de lei 02 de 2018, que altera para Marcos Francisco de Araújo Costa,  atual Rua 21 de agosto no Bairro Vila da Amizade,  nesta cidade de Padre Marcos;

O  projeto de lei  03 de 2018, que dispõe sobre a denominação e delimitação urbana da Avenida Anízio Bento de Carvalho, localizada entre o monumento Marco da cidade e a casa de Quina à direita da Barragem de Boa Esperança, na cidade de Padre Marcos;

Publicidade

Projeto de lei  04 de 2018, que altera para Rua Daniela Menezes de Almeida, o trecho da Rua Joaquim Rodrigues de Macedo, da casa de Rita de Marcelo até a curva ao lado da casa de Chagas ao lado da casa de Maria de Branco Dionísio, na cidade de Padre Marcos;

Projeto de lei 05 de 2018, que denomina rua Alceu Gonçalves de Moraes, localizado no final da Rua Conrado Moura, seguindo sentido Sul até encontrar a casa de Elessandro no final da Rua Anfrísio,  Macedo, paralela com a Rua Alcebíades Francisco de Araújo;

Projeto de lei 06 de 2018,  de autoria do vereador que denomina Rua José Constâncio da Silva (Zé Gardura) atual via pública sem denominação,  na zona urbana da cidade;

 Projeto de lei 07 de 2018, que altera para Rua Cássio Benedito da Silva, a  atual Rua 08 de Dezembro entre a casa de Antônio Lisboa da Silva e a casa de Chico  Bagua, esquina com Avenida José de Moura Leal;

Projeto de lei 01 de 2018, que denomina a rua Manoel Benevides de Carvalho a via pública entre os conjuntos residenciais, Zezito Moura e Petrônio Portela, na quadra 02; e  projeto de lei  09 de 2018,  que denomina a via pública Rua Maria Zulmira de Jesus.

Publicidade

A sessão foi presidida pela vereadora Emanoela Conrrado Sousa Lima, presidente da mesa diretora, que ocasião fez a entrega de agendas  aos parlamentares   José Bonifácio da Silva Dias, Manoel Francisco de Carvalho,  Antônio Francisco de Carvalho, Iranildo Francisco de Carvalho, Jeydson Matos de Macêdo, Linnara Emily Benedito Moura, Williams Macedo e Antônio Nascimento de Carvalho Neto. Também esteve presente na sessão, o vice-prefeito, Valdo Benedito.

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS