Connect with us

Legislativo em Foco

Vereadora de Padre Marcos faz longo pronunciamento no encerramento do ano na Câmara; veja na íntegra

Publicado

em

A vereadora Lucimária Moura Macedo, do PSC, ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Padre Marcos na sessão de encerramento do ano legislativo, o terceiro da legislatura 2013/2016. A parlamentar fez um longo pronunciamento onde avaliou os trabalhos realizados ao longo do ano na Casa, criticou a falta de respostas por parte do Executivo aos seus Requerimentos e deixou uma mensagem aos padremarcoenses.

Veja o pronunciamento na íntegra:

Estamos terminando mais um período legislativo, e mesmo tendo sido um ano de extremas dificuldades para nós brasileiros, por causa da crise econômica e política em que está mergulhado nosso Brasil, é verdadeiro a firmar que ao final, para nós, o resultado foi positivo, levando em consideração apenas os fatos que aqui transcorreram em clima de respeito e civilidade, e assim esperamos que este clima continue até findar nosso mandato. A nossa missão será defender melhorias para a sociedade independentemente das divergências partidárias.

Desejo também registrar como relevante a votação e a aprovação do Projeto de Lei nº 10, do Poder Executivo, que atende a solicitação da Secretaria Estadual de Educação, que requereu a regularização da documentação do terreno onde se encontra construído o colégio do Estado Francisco Luís de Macedo, então a Prefeitura está doando o terreno 2400m para o Estado. Esta Casa, nós vereadores, acabamos de aprovar para que o Governo possa promover a reforma daquele colégio, bem como a construção de uma quadra poliesportiva coberta dentro da escola através do Programa de Ações Articuladas-PAR, que é um programa com recursos do Ministério da Educação. Esta vereadora teve a oportunidade de relatar este projeto no qual ofereci parecer favorável e aprovação pela Comissão de Legislação e Justiça.

Sinto, também, a necessidade de registar aqui que nosso trabalho só não é mais frutífero e não tem visibilidade por parte da população porque não encontra respaldo nem acolhimento por parte da Prefeitura, que é onde está os recursos necessários para execução de todos esses projetos. Todos nós aprovamos requerimentos importantes, que se fossem atendidos, o município e a população estariam melhor beneficiado. Devo lembrar que, no mês de abril deste ano, está Casa aprovou requerimentos de minha autoria, no qual solicitava da Prefeitura a sinalização com placas indicativas de trânsito, com sinalização horizontal, vertical e pintura nas lombadas com faixas de pedestres nas principais ruas e avenidas de nossa cidade, principalmente na Avenida José de Moura Leal, na rua Conrado Moura , que poderia ser utilizada como mão única para caminhões e ônibus, como via de acesso para quem vem da PI 456 de Francisco Macedo em direção a PI 243 Belém do Piauí\Jaicós. Neste requerimento solicitei que fosse sinalizado a Rua Pastor Sebastião e Anfrísio Macedo, que deveria ser utilizado como mão para quem vem Belém do Piauí\Jaicós em direção a Francisco Macedo e Simões, porque, como é do conhecimento de todos, os transtornos causados na fiação elétrica e telefonia nas ruas por causa do tráfego de caminhões baú e outros, que por falta de placas indicativas, entram em ruas estreitas danificando a fiação e colocando em risco a vida das pessoas, mas o Executivo não tem sido capaz de tomar providências em relação a este problema até agora, da mesma forma, também não tomou nenhuma providência para simples limpeza do barreiro do povoado Jurema.

Publicidade

Fomos frustrados quando não temos nosso projetos executados pela Prefeitura. Por causa disso é que a face desta Casa hoje, para muitos lá fora, é de que não se produz muito e que só serve para votar de acordo com os interesses da Prefeitura, o que já não é bem assim. Penso que esse processo tem sido contínuo na busca de um aperfeiçoamento e autonomia, e tem avançado. Acredito que o objetivo desta Casa seja a aproximação do cidadão com a Câmara, para que possa entender o funcionamento desta Casa. Quando o cidadão acompanha o trabalho dos vereadores nas sessões, este pode opinar sobre assuntos e discursão e também apresentar sugestões, pois seria assim que gostaríamos de ver, uma Câmara que preserva a prática da controvérsias, mas dentro da harmonia, do diálogo e respeito de todos os vereadores, para que possamos continuar a dar exemplo de maturidade, com racionalidade nas discussões, sem prejuízo do bom debate de ideias e das posições políticas do jogo democrático. Este caminho de abertura do diálogo dos vereadores com a população dará à Câmara cada vez mais condições para melhor desenvolvimento da função constitucional de cada um.

Por fim, encerro minhas palavras desejando a todos os colegas vereadores e a todo o povo padremarcoense sinceros votos de um feliz Natal e um ano novo próspero. Em tudo rendemos graças ao nosso Deus. Se aqui estamos nos esforçando para cumprir com o nosso papel, estamos oferendo nosso melhor, honras são destinadas ao mestre Jesus, que nos orienta, nos protege e abre caminhos para as mais difíceis soluções. Rogamos a Deus que ilumine cada vez mais a mente de nossos governantes. Saúde, paz, solidariedade, respeito e amor ao próximo é o que desejamos a todos em 2016. E que durante o período de férias, os parlamentares e cada um de nós façamos um introspecção individual sobre aquilo que fizemos e como podemos contribuir com a volta da normalidade da gestão pública da nossa cidade, porque é chegada a hora de se fazer novas composições , projetos e compromissos para uma Padre Marcos melhor para todos nós.

Que Deus nos abençoe!


Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS