Connect with us

POLÍTICA

Wellington Dias avalia alongamento da dívida e adesão do Piauí a programa de Guedes

Publicado

em

O governo do Estado se prepara para enviar à Assembleia Legislativa um projeto para alongamento da dívida estadual.

Segundo o governador Wellington Dias, os últimos investimentos do governo possuem período de curto prazo com taxas de juros mais elevadas.

“Abriu-se uma oportunidade em que vamos negociar um alongamento em que o estado passa a ter um ganho de mais ou menos 250 milhões de reais por ano, o que é importante para aumentar nossa capacidade de investimento”, disse o governador.

O governo também aguarda o chamado Programa Emergencial Financeiro anunciado pelo Ministério da Economia, de Paulo Guedes. “A previsão é que chegue ao Congresso Nacional esta semana”, disse Wellington.

Segundo o governador,  o programa de Guedes deve conceder crédito de 3% da receita própria por ano a estados com nota C e de até 8% para estados que têm nota A e B. Wellington acredita que o Piauí vai permanecer com nota B.

Publicidade

O governador diz que os créditos são investimentos a serem trabalhados em conjunto com a iniciativa privada. “Não queremos tomar financiamento por financiamento, apresentar um conjunto de projetos que são colados no setor privado para poder dar sustentabilidades para a economia”.

Reunião com Bolsonaro

Sobre a reunião de governadores do Nordeste com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), Wellington destacou três pontos que considerou positivos: a destinação de R$ 27 bilhões por ano para o Fundo do Nordeste é um deles. O governo avalia a possibilidade de 30% dos recursos sejam destinados para aplicação pelo setor público.

A volta do financiamento para energia eólica e solar e o “casamento” com a União também são pontuados por Dias como avanços com entre os governos.

 

Publicidade

 

 

Fonte: GP1


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS