Connect with us

POLÍTICA

Wellington Dias defende que TSE vote impugnação de Bolsonaro antes das eleições

Publicado

em

ntes de participar da missa de Ação de Graças pelo aniversário do Piauí, o governador Wellington Dias (PT) defendeu que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impugne a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) pela divulgação de campanha com fake news e anti-PT pagas por empresas em flagrante abusos do poder enconômico e Caixa 2.

Wellington Dias disse que basta olhar a prestação de contas da campanha de Jair Bolsonaro para perceber claramente que não tinha seriedade naquilo que ele afirmava ser uma campanha.

 (Crédito: Efrém Ribeiro)
(Crédito: Efrém Ribeiro)

“A campanha vinha sendo feita não por empresas contratadas, como manda a lei, quem de fato teria o poder legal de fazer a campanha. Desde o início, a campanha de Jair Bolsonaro estava sendo feita informalmente, que é a capitação ilegal de recursos, ou seja, recursos fora da campanha. Isso não é só caso de cassação, mas de inelegibilidade do candidato. Isso é um crime grave que caracteriza, inclusive, um recurso, que na prática não foi utilizado como manda a lei da campanha. Ele foi utilizado como sendo dinheiro de um particular para um particular. Quando o dinheiro entra na campanha, entra em uma conta pública. Por isso, a prestação de contas é feita perante o Tribunal Superior Eleitoral, a quem vai caber depois o julgamento como manda a lei. Pior, foram feitos contratos de forma inédita no Brasil, fora da pátria brasileira com pontos de envio de WhatsApp de fora do país, uma campanha que burla a legislação eleitoral brasileira com o formato de fake news com informações falsas. Isso é uma forma de burlar a própria democracia”, declarou o governador.

Ele afirmou acreditar que o Brasil inteiro espera que o TSE possa tratar sobre o que aconteceu e com muito rigor para que não se tenha qualquer repetição no futuro que possa ameaçar a democracia brasileira.

Segundo o governador, o TSE deve analisar agora o recurso feito pela frente que dá sustentação ao candidato do PT à Presidente da República, Fernando Haadad, que encaminhou com provas, não mais com pedido de investigação, na segunda-feira, após as eleições, o que resultou na retirada de 33 fake news e que foi constatado que as notícias estavam sendo elaboradas e enviadas de fora do país e o que foi revelado agora é que os que estavam espalhando as falsas noticias tem um elo, uma combinação com a coordenação geral da campanha de Jair Bolsonaro.

 (Crédito: Efrém Ribeiro)
(Crédito: Efrém Ribeiro)

“Há uma necessidade de se combater isso sob pena de ter um resultado de eleições burladas e contra o próprio processo democrático”, disse.

Wellington Dias afirmou que a consequência prática de uma decisão do TSE é tornar bolsando ilegível, o que muda compçleyamen te o quadro. “Isso tem que ser combatido. O candidato tem que ser retirado e substituído por outro. E se o julgamento for feito após as eleições, é possível caçar o diploma ou não se dar posse. Mas se for antes, tem que haver uma nova eleição”, afirmou Wellington Dias.

Publicidade

O governador afirmou que Fernando Haddad começa uma visita pelo Nordeste às 9h deste sábado pelo Ceará e fará uma caminhada por Fortaleza. Depois ele encontra Haddad em Juazeiro (CE) por volta das 11h onde terá uma caminhada em Carto (CE) e deve chegar às 15h30 em Picos. Haddad fará uma caminhada em Picos e vai lançar um evento nacional com as propostas que tem para gerar empregos com as fontes de receitas possíveis e viáveis usando recursos da dívida a ativa, atualmente não cobrados e impostos não pagos para que a economia se aqueça a partir de obras que estão paralisadas que são mais de duas mil.

 (Crédito: Efrém Ribeiro)
(Crédito: Efrém Ribeiro)

Segundo o governador, na região de Picos existem muitas obras paralisadas, como a Ferrovia Transnordestina, conjuntos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, obras de saneamento e adutoras, como a de Bocaina. “A proposta é colocar essas obras em atividade no Piauí e no Brasil, gerando mais ou menos 1,5 milhão de empregos, aquecendo a construção civil, o programa Minha Casa Minha Vida. Além disso, Haddad quer tratar da agricultura familiar, onde na região de Picos gera muitos empregos no campo com apicultura, criação de caprinos e bovinos, piscicultura e pequenos negócios que aquecem o comércio, circulando dinheiro, gerando empregos e renda.

 

 

Fonte: Meio Norte

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS