Connect with us

POLÍTICA

Wellington Dias: “Vamos treinar os 3 milhões de piauienses para combater Aedes aegypti”

Publicado

em

O governador Wellington Dias participou neste sábado, 13, do Dia Nacional de Conscientização e de Combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. No Piauí, participou do evento, representando a presidenta Dilma Rousseff, a ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes.

O ato foi aberto na Praça Marechal Floriano Peixoto, em frente ao Quartel do 25º Batalhão de Caçadores (Exército). Depois, às 10h, toda comitiva saiu para a mobilização no bairro Dirceu Arcoverde.

Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti (Foto:Marília Lélis)

No ato, o governador demonstrou sua felicidade em ver a integração de administradores públicos, privados, estudantes, gestores e a participação do Exército, Polícia Militar e Bombeiros na guerra contra o Aedes aegypti. “Estamos juntos nessa luta para garantir a vida. Hoje estamos com 112 casos de suspeita de microcefalia, desses 40 já comprovados.  Aqui no Piauí, nossas equipes junto com o pessoal da Fiocruz e o Ministério da Saúde estão pesquisando sobre o assunto”, disse o governador, declarando que essa luta precisa ter a participação de toda sociedade, pois não se trata de uma batalha isolada.

“Vamos treinar os mais de 3 milhões de piauienses para o combate ao mosquito e só assim poderemos ter uma vitória. O trabalho feito em cada casa, nos  municípios, é fundamental”, garante o governador, defendendo a participação das escolas. “Formamos uma grande rede para trabalharmos de forma organizada”, disse.

A proposta da mobilização  é sensibilizar famílias no combate ao mosquito transmissor do zika, que também é vetor da dengue e da chikungunya. Três milhões de famílias deverão ser visitadas em suas casas, em 350 municípios. Para isso, serão disponibilizados 220 mil militares das Forças Armadas.

No Piauí, cerca de 1.850 militares farão o trabalho de conscientização e mobilização nos municípios de Teresina, Campo Maior, Parnaíba, Picos, Canto do Buriti, Bom Jesus e Floriano. A ação consistirá em um trabalho educativo.

Publicidade

A ministra Nilma Lino Gomes ressaltou a importância do Dia Nacional de Mobilização Zika Zero. “É isso que queremos para o Brasil”, disse a ministra, que prometeu voltar ao Piaui para conhecer as experiências exitosas na saúde, na educação. “Hoje é um dia histórico, todo o Brasil está mobilizado, com a atuação competente do Exército Brasileiro que está comprometido com o combate ao mosquito”, disse a ministra, destacando que o Exército Brasileiro sempre que convocado responde positivamente.

“Temos a honra de participar dessa formatura de 1200 militares que vão percorrer diversos pontos da cidade no combate ao mosquito Aedes aegypti, com a importante missão de informar e reeducar nossa população esclarecendo sobre ações que previnem doenças”, disse a ministra.

O Olho

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS