Connect with us

POLÍTICA

Wellington explica cortes no Orçamento aos Poderes

Publicado

em

O governador Wellington Dias (PT) está conversando pessoalmente com os dirigentes dos poderes e dos órgãos de controle e de fiscalização para garantir um entendimento em torno dos valores dos repasses do Orçamento Geral do Estado para 2016. A intenção de Wellington é avisar aos poderes que não tem como repassar mais do que os valores previstos na proposta de Lei Orçamentária encaminhada na semana passada à Assembleia Legislativa pelo Executivo.

Ontem, o governador esteve na Assembleia Legislativa do Piauí e na Procuradoria Geral de Justiça do Estado. Na última quinta-feira, Wellington já tinha visitado o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Hoje, ele vai ao Tribunal de Justiça e à Defensoria Pública. Mas a conversa com os deputados tem que ser mais detalhada, porque eles é que aprovarão a mensagem do Orçamento, e dentro dos percentuais negociados pelo governador com os outros poderes. Wellington afirmou que se as porcentagens maiores forem concedidas, o Piauí poderá ter graves dificuldades financeiras no próximo ano.

Ele explicou que a maior parte das receitas do Estado é de recursos da União. E a previsão para 2016 é de dificuldade. Como o orçamento é impositivo, o Executivo é obrigado a repassar valor que for acertado pela Assembleia. “É importante conversar com os Poderes para que eles tenham acesso não só ao valor do Orçamento, mas que saibam quais as estratégias estamos utilizando para o próximo ano. Queria que os valores fossem maiores, mas temos que nos adequar a realidade brasileira. Se a Casa aprovar um orçamento acima das receitas o povo será penalizado. Vai faltar dinheiro para obras”, declarou.

“Temos que fazer tudo adequado à realidade econômica do Brasil e do Piauí. Mas temos que compreender que existem projetos e as necessidades de cada órgão e de cada Poder, que precisamos preservar. Temos que fazer uma coisa sensata e não cortar de modo a afetar projetos importantes”, comentou Wellington, ao chegar na Assembleia para conversar com os deputados. O governador garantiu que não vai haver um corte unilateral no Orçamento. Ele disse que serão feitos ajustes, de acordo com os entendimentos com os representantes do TJ-PI, MPE, TCE-PI, Defensoria e a própria Assembleia Legislativa, que é quem dá o voto final na aprovação da mensagem.

Além destes órgãos, o governador afirmou que vai tratar do Orçamento com as áreas do Governo que foram afetadas. “Tudo será feito através de entendimento para preservar os programas mais importantes, mesmo num ano de dificuldades temos que preservar serviços e projetos que não podem parar”, advertiu Wellington Dias. Ele destacou que o Orçamento de 2016 é 3,75% maior que o de 2015. “Estamos tratando agora do tamanho deste aumento para cada um dos poderes. É o que estamos dialogando. A Assembleia é que dará a palavra final”, finalizou o governador.

Publicidade

 

Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS