Connect with us

POLÍTICA

Wellington quer governadores contra privatizações e afirma: “é o pior momento”

Publicado

em

O Fórum Nacional dos Governadores enviou uma carta nesta terça-feira (5) ao presidente Michel Temer onde assegura que todos os chefes de Estado da região são contra o pacote de privatizações anunciado pelo Governo Federal. Na lista estão a Eletrobras; a Casa da Moeda e outros 57 projetos e empresas estatais. Para o governador Wellington Dias, as medidas são “atabalhoadas” e colocam em risco o patrimônio do povo brasileiro. Leia a carta

“Eu já encaminhei e devemos apoiar no fórum dos governadores do Nordeste, uma posição imediata contra essa coisa atabalhoada que estão fazendo de vender um patrimônio – que não é de um presidente da República, é um patrimônio de um povo – vender a preço de banana”, declarou à TV Cidade Verde durante a entrega da reforma do Centro Estadual de Tempo Integral Julia Nunes.

No documento, os governadores pedem que a Chesf seja excluída do grupo Eletrobras, transformando-a numa empresa pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional. Pedem ainda que seja mantido o contrato de concessão das usinas cotizadas, cujo prazo se encerra em 2043. O Fórum pede também que seja adicionada à tarifa da energia cotizada um percentual que assegure à Chesf: concluir o plano de obras já contratado com a ANEEL em leilões anteriores e assegurar um investimento contínuo em fontes alternativas; operar e manter o PISF; fornecer energia sem custo para o PISF, e executar o Plano de Revitalização do Rio elaborado pela ANA. Por fim, querem a criação de um grupo alto nível para unificar num só órgão de desenvolvimento regional o Dnocs, a Sudene, a Codevasf e a Chesf. Os recursos para a atuação do órgão seriam oriundos da receita da energia cotizada. O efeito sobre as tarifas de energia em todo o Brasil, segundo técnicos do setor, seria da ordem de no máximo 1,5%. Esse valor é menos da metade do que pagamos durante três décadas para ajudar os sistemas isolados através da Conta de Compensação de Combustíveis – CCC.

Wellington cita como exemplo a venda da Cepisa que, segundo ele, sairia por R$ 1 real, além da Chesf. “Vão vender a Cepisa a R$ 1? É isso que estão querendo. Vão vender a Chesf a preço de nada? É o pior momento para se vender qualquer coisa. Quando a gente teve a crise imobiliária, as pessoas seguraram sem vender imóveis, pois caiu o preço”, declarou.

Segundo o governador do estado, o atual momento não permite discutir venda de patrimônio. “Agora é o pior momento para se vender qualquer coisa. Nós governadores do Nordeste já tiramos uma posição contrária. Nós queremos sentar à mesa para entender o que estão querendo fazer. Afinal de contas nós estamos falando de setores estratégicos do povo brasileiro. Estão falando de Casa da Moeda, de setor de geração e distribuição de energia”, ressalta.

Publicidade

Dias reforça que é preciso evitar que as privatizações aconteçam e trata o assunto como prioridade. “É preciso cuidar disso como algo verdadeiramente estratégico. Uma coisa é você fazer uma concessão para que o privado faça investimento, agora vender, privatizar e entregar 100%, sem ter mais o controle, isso a gente vai ter que cuida em evitar”, finalizou.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS