Connect with us

POLÍTICA

Wellington vai criar mais 11 estruturas de gestão

Publicado

em

O governo do Estado vai promover uma reforma administrativa e pretende agregar alguns órgãos para reduzir custos. Segundo o governador eleito Wellington Dias (PT), a Secretaria de Desenvolvimento Rural vai acumular a Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi); a Mineração vai agregar a Gas-pisa (Empresa de Gas do Piauí) e o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) ficará sob o julgo do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PI).
Por outro lado, Wellington vai criar estruturas administrativas descentralizadas em onze territórios do estado. “A idéia é trabalhar algumas parcerias público-privadas em algumas áreas e, com isso, esta-mos acumulando a Ceapi à SDR e a Gaspisa à Mineração. O objetivo é organizar e planejar de forma coerente o programa de governo conforme a estrutura do estado”, justificou o governador eleito. Ao tempo em que fala de reduzir o tamanho da estrutura governamental, Wellington diz que quer trabalhar os onze territórios de desenvolvimento para descentralizar a gestão. Os territórios ficarão distribuidos em várias regiões (veja mapa acima).
Segundo ele, cada estrutura terá um gestor e as condições para promover o desenvolvimento. Ele quer ter um diretor regional atuando em cada um dos territórios. O Plano PluriAnual de 2015, assim como a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Geral do Estado, devem seguir o projeto de descentra-lização por território, de forma a atender cada região. No planejamento do governador, cada um dos 11 territórios devem ser atendidos com condições e estrutura de serviços descentralizados, e orçamento de investimentos para atender a população.
“A idéia é ter um investimento inversamente proporcional à renda da população. Ou seja, quanto menos desenvolvida for a região, mais investimentos serão feitos em infra-estrutura e no social. Esse é um dos principais pontos da reforma”, explicou Wellington. “Nós vamos trabalhar condições para dar soluções aos problemas apontados. Queremos executar um plano de desenvolvimento”, acrescentou. O plano de desenvolvimento foi iniciado na gestão do então governador Wilson Martins, mas, segundo Wellington, não teve conclusão, porque a empresa contratada não recebeu o pagamento.

Fonte:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS