Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Wilson Martins sai na frente na disputa pelo Senado, diz pesquisa

Publicado

em

Se as eleições fossem hoje, a única vaga que o Piauí tem nesse escrutínio seria do atual governador Wilson Martins (PSB). Pesquisa realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública, o Amostragem, respondendo encomenda do Sistema Integração de Comunicação Social, mostra que o atual governador Wilson Martins tem 37,55% das intenções de voto, seguido do atual senador pelo PTB, João Vicente Claudino, que tem 30,43% das intenções de voto estimuladas.

O pré-candidato do Solidariedade ao Senado, José Maia Filho, o Mainha, tem 8,8% das intenções de voto estimuladas.

Os indecisos são 9,23% e os que querem votar nulo ou branco somam 13,98%.

Os resultados foram levantados pelo Instituto Amostragem dos dias 17 a 21 de janeiro, numa amostra de 1.137 eleitores distribuídos em 43 municípios das microrregiões homogêneas piauienses, conforme definição do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Este tamanho de amostra permite uma margem de erro de 2,85% para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Publicidade

A pesquisa está registrada no TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral) com o protocolo 00004/2014.

Wilson Martins e João Vicente empatam nas intenções de voto espontâneas

Quando se pergunta em quem o eleitor piauiense vai votar em senador nas eleições gerais deste ano sem mostrar os nomes dos pré-candidatos, o governador Wilson Martins é lembrado espontaneamente por 7,48% dos eleitores; João Vicente Claudino por 5,45%; e Mainha por 1,14%.

Os nomes que também foram lembrados pela o Senado com percentagem acima e 1% foram Heráclito Fortes (2,11%), Ciro Nogueira (1,5%), Wellington Dias (1,06%).

Os indecisos para o Senado na pesquisa espontânea somam 74,58% e os votos nulos ou brancos são 3,61%.

Publicidade

Caso Wilson Martins não saísse para disputar vago no Senado, João Vicente seria reeleito

Caso o governador Wilson Martins não saísse do Governo do Estado para disputar uma vaga de senador nestas eleições, o senador João Vicente Claudino (PTB) seria reeleito.

Neste cenário, João Vicente Claudino teria 40,55% das manifestações de voto estimuladas.

O segundo lugar seria do deputado federal e atual secretário estadual de Educação, Átila Lira (PSB), que teria 16,8% das intenções de voto estimuladas, enquanto Mainha teria 10,64%.

Os indecisos nessa situação seriam 12,75% e os votos nulos ou brancos 19,26%.

Publicidade

Caso o candidato ao Senado pelo PSB fosse o ex-senador Heráclito Fortes, este teria 19,09% das intenções de voto estimuladas; o senador João Vicente Claudino ficaria com 40,63%; e Mainha ficaria com 10,47% das intenções de voto estimuladas para senador.

Os indecisos nesse cenário seriam 12,75% e os votos nulos ou brancos 17,06%.

Em situação hipotética de que a única cadeira do Piauí que ficará vaga no Senado fosse disputada entre o atual senador João Vicente Claudino e o governador Wilson Martins, haveria um empate técnico, com o governador do Estado ficando com 37,91% das intenções de voto estimuladas e o senador pelo PTB ficariam com 37,2%.

Os indecisos nessa situação seriam 8,71% e os votos nulos ou brancos 16,18%.

 

Publicidade

 

Fonte: Meio Norte – ER

Facebook

MAIS ACESSADAS